Nove promessas de beleza para colocar em prática em 2016
Que tal aproveitar o ano novo para estabelecer metas relativamente fáceis, mas que podem trazer muitos benefícios à saúde da sua pele? As dicas são do dermatologista carioca Murilo Drummond.
1. Aplicar filtro solar todos os dias
Você dispensa o protetor em dias nublados ou, pior, só lembra de usá-lo quando está na praia ou na piscina? Nada disso! O produto deve ser usado diariamente no rosto e em todas as partes do corpo que ficam expostas. Ele ajuda a driblar os efeitos nocivos da radiação solar – leia-se envelhecimento precoce e câncer de pele.
2. Não espremer cravos e espinhas
Invista em produtos específicos para seu tipo de pele e dedique alguns minutos extras à limpeza da cútis. Os cuidados rotineiros evitarão o aparecimento de imperfeições. Caso elas deem as caras, agende um procedimento com um especialista em remoção de cravos e espinhas.
3. Cuide da área dos olhos
A região é uma das primeiras a sentir os sinais do tempo. Aplique cremes antiidade e hidratantes nesta região de manhã e à noite, todos os dias.
4. Empurre e hidrate as cutículas
A remoção constante das cutículas e o uso de alicate nos cantinhos deixa a unha propensa a micoses, frieiras e encravamento. O ideal empurrá-la com uma espátula e caprichar bastante na hidratação. Hoje em dia, há óleos, ceras e cremes destinados especificamente a este cuidado.
5. Esfoliar e hidratar a pele
Não deixe para cuidar mais profundamente da cútis apenas em ocasiões especiais, como férias ou na véspera de um encontro. Dedique-se à pele do corpo, pelo menos, uma vez por semana. Hidratação sempre!
6. Retirar a maquiagem antes de dormir
Este cuidado é indispensável para manter a beleza e a jovialidade da pele jovem por mais tempo. A maquiagem obstrui os poros e pode provocar cravos, espinhas e irritações.
7. Investir em antioxidantes
Eles defendem o organismo dos radicais livres – substâncias ligadas ao envelhecimento precoce que são produzidas por nosso organismo em situações de estresse e na presença de poluentes, por exemplo. Seu dermatologista pode indicar alguns produtos ricos em antioxidantes que ajudam a renovar a pele.
8. Fazer um check-up anual de hormônios
As alterações hormonais são responsáveis por diversos problemas cutâneos, como oleosidade, espinhas e manchas. Manter os exames em dia e ir ao ginecologista ajuda a evitar complicações.
9. Incluir o colágeno na rotina
Com o passar do tempo, a quantidade de colágeno no organismo diminui e o resultado é a temida flacidez. Uma boa dica é investir em suplementação. Marque uma consulta no dermatologista: o profissional pode indicar o produto mais adequado para seu tipo de pele.