PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ginástica facial funciona? Especialista responde

Ginástica facial promete prevenir e até amenizar rugas, mas cuidado: ela pode ter o efeito contrário

Por Naiara Taborda
Atualizado em 1 fev 2023, 09h55 - Publicado em 8 set 2022, 08h42
ginastica facial
Ginástica facial não traz os benefícios que promete! (fizkes/Getty Images)
Continua após publicidade

Você certamente já se deparou com diversas opções de ginástica facial para aumentar a tonificação da pele e evitar as rugas, mas, afinal, será que elas realmente funcionam? Para acabar de vez com as dúvidas, conversamos com a dermatologista Cláudia Sandri, que te conta em detalhes o que realmente faz a diferença para o tônus facial.

“O rosto é formado por diversas estruturas que são muito importantes quando pensamos no envelhecimento facial. Ele, assim como o corpo, possui uma camada muscular. Porém, a hipertrofia da musculatura do rosto não leva à melhora da pele como ocorre com as demais regiões”, explica.

Por que a ginástica facial não funciona?

No caso da face, o que realmente mantem tudo “no lugar” é uma boa estrutura óssea e os ligamentos que sustentam a pele. “Os exercícios faciais não contribuem para o fortalecimento destes ligamentos. Além disso, com o passar dos anos temos deslocamento dos coxins de gordura do rosto para baixo. Sem falar na camada de colágeno, que fica totalmente desestruturada”, completa.

Indo além, a dermatologista garante que além de não trazer benefícios, a ginástica facial ainda pode ser prejudicial. “Em alguns casos, ela pode causar o aumento das rugas de algumas regiões. Por exemplo: fazendo exercícios repetitivos de movimentar a testa para cima (fazer cara de espanto), você pode aumentar as rugas no músculo frontal, ou seja, na testa. Da mesma forma, ao tentar exercitar o músculo da boca, podemos causar ou até piorar as rugas do código de barras. Pode também ocorrer piora da ruga entre as sobrancelhas, local chamado de glabela, e das rugas ao redor dos olhos, os famosos pés de galinha”, adverte.

ginástica facial
Forçar a musculatura do rosto pode ter o efeito contrário e agravar as rugas. (ValuaVitaly/Getty Images)
Continua após a publicidade

O que fazer?

Segundo a especialista, o que realmente funciona para aumentar a firmeza da pele e prevenir ou amenizar as rugas é tratar o rosto em camadas. “O tratamento com bioestimuladores de colágeno ajuda a manter a pele sem flacidez, estimulando a produção pelo próprio organismo. A aplicação de equipamentos como ultrassom microfocado também ajuda a tratar a flacidez muscular e dos ligamentos, e o preenchimento com ácido hialurônico em pontos estratégicos”, finaliza.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.