Fernando Torquatto revela os segredos das colorações das famosas

Saiba como adaptar os cabelos coloridos das celebridades para a vida real!

Uma ideia já vem casada com a outra: quando a gente fala no maquiador e cabeleireiro Fernando Torquatto, já pensa também no visual das principais celebridades brasileiras. Fernando, que já idealizou inúmeras transformações de estrelas, hoje se multiplica entre várias tarefas – coordenar seu próprio espaço de beleza, o FT Studio (Rio de Janeiro); definir o look das atrizes da nova novela global das 9h, “A Lei do Amor”, e participar de ações da L’Oréal Professionnel, marca da qual é porta-voz (integra o glam team internacional da empresa). Em bate-papo com a gente, ele fala sobre como adaptar a coloração das celebridades para a vida real e sobre suas principais apostas para glamourizar o cabelo na próxima temporada.

Leia mais: Aprenda como escolher o xampu e condicionador ideais para seu tipo de cabel​o.

CLAUDIA: Em que visuais você anda apostando ultimamente?
Fernando Torquatto: Gosto muito da técnica front lights, uma variação do strobing – ela traz uma iluminação mais focada na parte da frente do cabelo e pode criar um visual mais selvagem ou um hair style mais sofisticado. Na nova novela, por exemplo, a Grazi Massafera e a Bruna Hamú vão aparecer com esse estilo: a Grazi bem loira e sexy, a Bruna com um marrom mais polido, mais elegante.

Veja também: SOS loira: xampus, condicionadores e tratamentos feitos para a sua cor​.

Além da coloração das duas, há mais alguma outra em que a gente deva prestar atenção na novela?
Ah, tem várias. Adoro, por exemplo, o loiro bege da Marcella Rica, é um tom frio muito moderno! E tem os vermelhos também. O da Cláudia Raia tem base acobreada; o da Bianca Müller é bem intenso, quase fantasia. O cabelo dela é uma versão atualizada do visual da Rita Lee.

Leia mais: Fernanda Souza conta os segredos das mudanças de seu cabelo.

Dá para copiar qualquer um deles?
Ficar ruiva é um pouco mais complicado, principalmente se a mulher é morena – os vermelhos, principalmente aqueles que são quase uma tonalidade fantasia, costumam ficar melhores em quem tem a pele bem branquinha. Mas a pessoa pode, por outro lado, escolher dar um brilho avermelhado para o cabelo – criar um sobretom com uma coloração mais translúcida, como a Inoa*, ajuda a adaptar a cor para vários biótipos. Já os loiros, esses funcionam praticamente em todo tipo de mulher. Você pode ser morena como a Beyoncé ou clarinha como a Margot Robbie, sempre haverá um cabelo claro que vai dar certo no seu caso. É só uma questão de saber escolher. 

Veja também: 9 finalizadores para quem tem fios coloridos.

Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram (/)

E como uma morena sabe que o tom escolhido é o certo para ela?
O principal segredo é manter um certo contraste entre o comprimento e a raiz. Loiro claro monocromático em pele escura quase nunca dá certo – só vale para quem quer optar pela ousadia, para quem topa abrir mão da harmonia em troca de ser mais exótica, ter uma aparência mais transgressora.

Leia mais: Saiba tudo sobre os marrons deluxe da expert Marília Tambasco​.

O cabelo das morenas não sofre muito quando elas tentam ser loiras?
É preciso descolorir mais do que quando a pessoa já tem os fios naturalmente médios ou claros, isso não tem como evitar. Mas, hoje em dia, os produtos descolorantes evoluíram muito, conseguem clarear mais sem agredir tanto os fios. O Blond Studio* é  um deles: consegue abrir bem o tom e chegar a nuances lindas, douradas, sem que seja preciso usar nenhum tipo de tonalizante por cima.

Veja também: 11 xampus, ampolas e máscaras específicos para cuidar dos fios coloridos​.

Agora a gente quer saber um segredo de bastidor: quando você acompanha uma gravação ou uma foto, que truques adota para valorizar ainda mais a cor? 
Adoro brincar com produtos de styling. Um cabelo com movimento, com um superbrilho ou, ao contrário, com acabamento matte, pode ficar ainda mais impactante. Sou fã daquele visual bagunçadinho, com cara de saído da praia – valoriza muito quando o cabelo tem mechas e reflexos. Um spray do tipo beach waves, como o Wild Stylers*, traz esse resultado. E amo usar pomada em pó ou xampu seco para dar volume, movimento e um efeito opaco. Traz uma atualidade para loiros frios e monocromáticos, por exemplo.

Leia mais: 10 perfis do Instagram para ajudar a encontrar a cor dos seus sonhos​.
 
*Todos os produtos citados por Fernando Torquatto são da L’Oréal Professionnel.

Escrito por Maria Cecília Prado, diretora do site Beauty Editor, especial para CLAUDIA.