Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Entenda a composição dos seus cosméticos

Veja para que servem alguns ingredientes que aparecem muito nos rótulos de produtos de beleza

Por Gabriela Navalon (colaboradora) Atualizado em 14 jan 2020, 21h04 - Publicado em 9 fev 2015, 12h02

Estamos tão acostumadas a seguir o mesmo ritual de beleza: hidratante, sabonete fácil, protetor solar, adstringente, perfume… E nem percebemos as substâncias que estão no rótulo desses produtos. A farmacêutica bioquímica Joyce Rodrigues, junto com o dermatologista Abdo Salomão, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explicam a função de alguns ingredientes mais comuns. Confira:

Glicerina

Vem da combinação de água e gordura (normalmente de um óleo vegetal). Auxilia na retenção de água pela pele e, por isso, a deixa mais hidratada. Mas pode entupir os poros, o que piora cravos e espinhas!

Onde aparece? Nos sabonetes hidratantes.

Ácido retinoico

Vem da vitamina A. É usado em tratamentos antienvelhecimento, pois estimula o colágeno, e antiacne e para atenuar manchas e estrias. Grávidas e pessoas que vão se expor ao sol não devem usar.

Onde aparece? Nos cremes noturnos para o corpo ou para o rosto.

Óleo de macadâmia

A macadâmia é um fruto que cresce principalmente na Austrália e nas ilhas havaianas. Indicada para peles secas, hidrata e traz suavidade, com a vantagem de não ser muito gordurosa.

Onde aparece? Nos hidratantes com toque seco.

Continua após a publicidade

Fragrâncias

Para dar cheiro aos cosméticos, o fabricante adiciona aromas naturais ou sintéticos. Se for alérgica, escolha produtos livres desse tipo de substância.

Onde aparecem? Geralmente, nos produtos corporais. Os faciais não costumam ter perfume.

Substâncias adstringentes

Melhoram o aspecto dos poros dilatados, diminuem a oleosidade da pele e reequilibram sua acidez. Se exagerar no uso, acabam ressecando demais.

Onde aparecem? Nos sabonetes para pele oleosa e com acne.

Mel

O mel reidrata e evita inflamações na pele. Mas atenção: quem é sensível ao pólen pode ter alergia ao mel. Fique esperta, ok?

Onde aparece? Nas máscaras faciais e nos cremes para o corpo.

Ureia

Confere ação hidratante ao produto e previne a proliferação de fungos e bactérias. É anti-inflamatório, antisséptico e deixa a pele macia. Pode provocar ardência em algumas pessoas. Grávidas não devem utilizar produtos com esse ingrediente. Melhor usar óleos.

Onde aparece? Na maioria dos hidratantes.

Continua após a publicidade
Publicidade