Dicas para evitar o aparecimento de varizes
Descubra quais são as principais causas das varizes, confira algumas dicas para evitar esse problema e veja qual é o melhor tratamento
Não é preciso perder a cabeça com as varizes, elas podem ser evitadas e tratadas
Foto: Dreamstime
Ao menos um terço das brasileiras tem varizes. Os primeiros microvasinhos geralmente surgem na adolescência, vão crescendo e só passam a incomodar mais tarde. Mas o uso de anticoncepcionais e o sedentarismo – além, claro, da preocupação em ter pernas bonitas – estão antecipando o problema e a busca por tratamento. Quem diz isso é Solange Evangelista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. O que os especialistas recomendam é tratar logo que os primeiros vasos aparecerem – ou mesmo antes disso se os pais tiverem varizes. “Por meio de um ultrassom vascular [doppler], dá para avaliar se existe predisposição e já iniciar um tratamento preventivo”, diz o angiologista Edson Amaro. Há medidas para evitar o problema que são fáceis de adotar.
Como evitar que elas cresçam e apareçam
· Faça exercícios físicos de baixo impacto, como caminhada, bicicleta, natação e hidroginástica (ou qualquer atividade na água).
· Na musculação, é melhor dar ênfase às repetições e usar cargas de pouco peso.
· Não fique muito tempo parada na mesma posição, seja ela em pé ou sentada. “Os pés são como um coração. Cada passo bombeia o sangue corpo acima”, explica o angiologista Edson Amaro.
· Se tiver de ficar em pé, tente caminhar ou levantar e abaixar os calcanhares. Se trabalha sentada, procure ficar em pé a cada meia hora.
· Mantenha o peso. Engordar subitamente favorece o aparecimento de varizes – por isso é comum que elas surjam na gravidez.
· Não fume. Segundo a cirurgiã vascular Solange Evangelista, o cigarro piora a circulação e favorece as doenças venosas de maneira geral – dentre elas as varizes.
· Meias elásticas são recomendadas para quem já possui o problema. O médico deve indicar o tamanho e o nível de compressão adequados a cada caso. “As meias são como um remédio. Se usadas de forma errada, elas pioram o problema”, alerta Amaro.
· Sol em excesso faz mal para a pele e acentua as varizes. Mas o solzinho da manhã (aquele de antes das 7 horas) só faz bem.
· Sauna, hidromassagem e banho quente dilatam os vasos sanguíneos. Para quem já tem varizes acentuadas, aquecer demais a pele não é recomendado.
· Descansar com os pés acima da linha dos quadris realmente melhora a circulação.
· Massagem é altamente recomendável. A drenagem linfática complementa o tratamento das pernocas. Além de ativar a circulação, ela melhora a textura da pele.
Se precisar, trate
Apesar de a motivação para combater as varizes geralmente ser estética, o tratamento delas deve ser feito por um médico. Procure um angiologista que vai analisar o seu caso e estudar a melhor forma de deixar suas pernas bonitonas. Algumas das opções são cirurgia, laser e escleroterapia química – que é o tratamento mais utilizado atualmente e consiste na aplicação de uma substância que “seca” a veia saliente. É comum serem necessárias várias sessões e a pele ficar arroxeada por alguns dias.