Detox: procedimentos estéticos para recuperar a pele pós-verão

Separamos para vocês alguns procedimentos dermatológicos ótimos para quando sua pele gritar “SOS” nesse pós Carnaval.

Sol, calor e praia são ótimos, mas seus excessos podem trazer alguns danos para a pele como manchinhas e desidratação, por isso, indicamos alguns tratamentos que você pode recorrer para recuperar sua cútis e alguns alimentos que potencializarão sua dieta.

A Dra. Apolônia Sales, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, diz que a hidratação é um dos principais fatores para a saúde da pele e, por isso, recomenda evitar banhos quentes e demorados, já que o cloro da água pode retirar a gordura natural da derme. A esfoliação também é chave para manter a cútis com aspecto saudável, porque além de retirar as células mortas e garantir maciez, estimula o colágeno. O alerta fica por conta da esfoliação em excesso: “Esfolie sua pele pelo menos uma vez por semana, mas não ultrapasse isso. Durante os banhos, evite a abrasão da bucha e opte por um sabonete que foque na hidratação”, diz a dermatologista.

A ingestão de alimentos com alto teor de água, como a melancia, além de alimentos que contenham propriedades antioxidantes para combater os radicais livres também são altamente recomendados para devolver o brilho à pele. Invista em frutas e vegetais como brotos, brócolis, couve, alho, limão e maçã. Tente cortar o café, os temperos prontos (que contem muito sódio), frituras e bebidas alcoólicas e substitua a carne vermelha e o frango criado em cativeiro — conhecido por conter uma alta dose de hormônios — por peixes frescos e acrescente cada vez mais alimentos de cultivo orgânico em sua dieta.

Em relação aos procedimentos estéticos que devolvem o tônus e o brilho à cútis, Dra. Apolônia indica alguns que estão em alta:

– Luz Pulsada: esse tratamento usa raios luminosos para tirar manchas causadas pela exposição ao sol ou pela idade. Além disso, ajuda a recuperar a pele, elimina vasos aparentes e suaviza rugas.

– Esfoliação: podendo ser feita até com misturinhas caseiras (como açúcar com mel), a esfoliação é um dos principais tratamentos que podemos recorrer após uma temporada de verão. Combiná-la com máscaras corporais ajuda ainda mais na hidratação da pele.

– Peeling de Cristal: feito com a ajuda de um aparelho que faz a sucção na pele, esse tratamento é altamente recomendado para quem deseja tratar cravos, manchas, rugas e estrias. A ponta do aparelho que realiza o método, libera óxidos de alumínio — chamados de cristais — responsáveis pela esfoliação da pele, além de estimular o colágeno. O peeling pode ser mais delicado ou mais abrasivo, chegando à derme superficial (logo abaixo à epiderme).

– Hidratação Injetável: esse tratamento consiste na aplicação interna de acido hialurônico na pele, que hidrata e deixa a pele com aspecto de “descansada”.

– Dermapen: esse procedimento pode ser considerado mais invasivo, porque conta com diversas microagulhas que fazem pequenos furinhos na pele para que o produto aplicado na superfície da cútis seja absorvido melhor e chegue até as camadas mais profundas. “Além de conseguirmos resultados melhores, o próprio microagulhamento já ajuda na produção de colágeno”, diz Dra. Apolonia.