Depilação com perfeição
Truques para evitar os pêlos encravados e manter a pele sempre lisinha
Em geral, surgem nas áreas mais sensíveis do corpo, como virilha e axila, e criam bolinhas ou espinhas.
Se você é vítima desse incômodo, mas quer manter a pele impecável, há medidas que podem solucionar ou amenizar o problema. Só não vale cutucar a pele, senão você se machuca (ou pode até acabar manchada).
Passo-a-passo de depilação
1. Limpe a pele
Antes da depilação, use um esfoliante para desobstruir os poros e evitar que os pêlos encravem. Use esta receita caseira: 2 colheres de açúcar e 1 colher de mel. Aplique a mistura com movimentos circulares e remova com água e sabão.
2. O corte certo
A depilação com cera (quente ou fria) costuma encravar mais os pêlos, já que os enfraquece. Por isso, puxe-a sempre para o lado contrário ao do crescimento. No dia seguinte, passe a gilete sobre a pele para fazer a ponta dos pêlos ficar mais forte e poder crescer (sem encravar!).
3. Retoques
Se alguns dias depois da depilação aparecer algum pêlo enviesado, mas com a ponta para fora, não esprema nem cutuque a pele!!! Apenas puxe a pontinha do fio com uma pinça finíssima. Por fim, aplique uma loção calmante.
Depilação apressada
Se você não teve tempo de fazer depilação completa e aparece um convite para ir à praia, recorra a métodos práticos e rápidos para eliminar os pêlos:
Cera fria
As folhas de cera fria são práticas, pois já vêm prontas, só que em pequenas áreas o resultado pode não ser excelente. Pressione cada uma levemente na pele e puxe-a de vez, de baixo para cima. Repita no máximo duas vezes.
Lâmina
Nunca use o aparelho na pele seca. No banho, ensaboe bastante o local e passe a lâmina no sentido do crescimento dos pêlos. Não pressione o aparelho na pele.
Creme depilatório
É fácil de usar, mas pode provocar irritações. Por isso, é fundamental fazer o teste de alergia antes de aplicar. Espalhe o produto na pele limpa e seca com uma espátula e siga as instruções do fabricante.