Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Bolos com recheio: receitas tentadoras

Quer brilhar igual a Lupita? Confira as nossas dicas.

Por Karoline Gomes Atualizado em 21 jan 2020, 20h27 - Publicado em 23 jul 2015, 02h04

O alto nível de melanina na pele negra a torna mais resistente ao envelhecimento, enrugamento e flacidez. Mas não se pode vacilar nos cuidados, pois este tipo de pele também tem suas fraquezas – e a maior delas é a hidratação, principalmente no inverno.

“A pele negra ressecada apresenta uma cor tipicamente acizentada que acaba se destacando sobre a cor escura”, explica o assessor do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Geraldo Magela Magalhães. 

Isso acontece por causa da diferença no “cimento” da pele negra. “A camada córnea (a mais externa da pele) nas peles negras possui menos lipídios e portanto perde mais água “, explica a dermatologista Dra. Michele Haikal. 

Para evitar o problema, confira quais sãos os cuidados mais importantes com a pele nesta estação:

1. Tome banhos mais curtos e com água morna

Já que tomar banhos frios em pleno inverno é quase impossível, a recomendação do dermatologista é diminuir o tempo no banho e não deixar a água muito quente. Assim, você evitar ” prejudicar a camada manto-lipídico da pele e provocar o ressecamento”, explica Magalhães.     

2. Não exagere nos sabonetes e evite buchas para esfregar o corpo

Eles podem ajudar a abrir poros e tirar o resto de oleosidade natural da pele. “O ideal é usar no corpo um sabonete líquido ou de pH mais compatível com o da pele, que é ácido ou neutro, ou ainda um óleo para banho corporal que dispensa sabonete”, orienta Haikal.

Getty Images
Getty Images

3. Hidrate-se antes, durante ou depois do banho

Tenha sempre um hidratante por perto para aplicar durante ou depois do banho e assim não deixar de repor a hidratação que a pele pode ter perdido com a água quente. “É só seguir as recomendações do produto escolhido”, diz Magalhães. “Se for para pele molhada, use durante o banho. Se for para pele seca, aplique depois que sair do chuveiro e se secar”.

É bom manter um hidrante na bolsa ou na mesa do trabalho caso você perceba alguma parte acizentada no corpo durante o dia. Assim dá para dar brilho na pele rapidinho.

Dica especial: especialista em pele negra, a dermatologista Katleen Conceição diz que os melhores produtos para hidratação nesta época do ano são à base de algodão e macadâmia.

4. Não exagere ao lavar o rosto

Continua após a publicidade

Ao contrário do que acontece com o corpo, a pele negra costuma ser mais oleosa no rosto, principalmente no inverno. “Há um aumento da atividade das glândulas sebáceas e da oleosidade na zona T do rosto, assim como a parte de cima das costas e ombros”, explicou a Dra. Haikal. 

A especialista recomenda produtos que ajudam na limpeza do rosto sem secar demais: “Usar sabonete líquido adstringente sempre que possível ou para depois do banho, um equilibrador de pele com tendência à oleosidade”.

Magalhães alerta para o excesso de lavagens do rosto: “Lavando muitas vezes, a pele pode reagir achando que não está hidratada o suficiente, e até produzir mais oleosidade para compensar a perda”, explicou Magalhães. Segundo o especialista, o máximo de três vezes ao dia, se a terceira for muito necessária, são suficientes.

5. Protetor solar no inverno também!

A doutora Haikal explica que, por causa da melanina da pele, o fator de proteção não precisa ser tão alto durante o inverno, mas não se pode deixar de utilizar o protetor solar em nenhuma época do ano.

Magalhães concorda: “A pele negra não está isenta da necessidade de proteção solar. Moramos em um país tropical, estamos sempre expostos aos raios UV. Não dá para deixar de se proteger”.

Dica da famosa: a atriz de I Love Paraisópolis, Lucy Ramos, dá a dica para proteger e maquiar a pele todos os dias no inverno. “Eu prefiro o BB Cream à base, pois tem uma boa cobertura e vem com protetor solar. É uma forma de me manter protegida na rotina diária de maquiagem”, conta. Se bem utilizado, o produto pode até dispensar o uso do protetor solar durante a estação mais fria do ano. 

Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

6. Intensifique a hidratação à noite

A recomendação de ambos os profissionais de usar o hidratante de corpo durante ou depois do banho permanecem para a noite.

E Haikal lembra ainda de adicionar cuidados aos pés e mãos também neste horário. “Este tipo de hidratação tem um melhor efeito quando aplicada à noite. São regiões de camada córnea mais espessa, que precisam de um contato por tempo prolongado com o creme”.

Dica da famosa: Sheron Menezzes, que vive a advogada Paula na novela Babilônia, conta que aproveita as noites de inverno também para cuidar dos lábios. “Uso protetor labial sempre, inclusive antes de dormir”. 

Panfili / AgNews
Panfili / AgNews

Continua após a publicidade
Publicidade