Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Afinal, para onde vai a gordura quando perdemos muito peso?

Perder gordura é um processo longo e até mesmo doloroso, mas para onde ela vai depois que a perdemos? Venham descobrir!

Por Ana Flavia Monteiro Atualizado em 17 jan 2020, 16h26 - Publicado em 11 set 2017, 17h17

A perda de peso é um processo que pode ser doloroso e demorado, mas a perda de gordura, particularmente, é a parte mais difícil de todas.

Até que os resultados de exercícios físicos intensos e regulares e de uma dieta balanceada sejam visíveis, é preciso tempo e paciência – e haja paciência, né? Mas, uma vez que a perda de peso começa, você se sente melhor, mais ativa, disposta, e a vontade de continuar fica ainda mais forte.

Leia Mais: 12 receitas de saladas para ficar saciada sem sair da dieta

Dentro deste processo todo, você já parou para se perguntar para onde toda aquela gordura vai? Ela se dissolve? Derrete? Sai no suor? As teorias são infinitas, mas aqui revelaremos para onde a “queridinha” realmente vai quando finalmente conseguimos nos livrar dela.

De acordo com um estudo da Universidade de New South Wales, na Austrália, “a resposta correta é que a maioria da gordura sai como dióxido de carbono. Ela sai no ar”.

A pesquisa, publicada no British Medical Journal, revela que 10 kg de gordura se transformam em 8.4kg de CO2 e 1.6kg de água. Nós expiramos o dióxido de carbono e excretamos água como urina, lágrimas, suor e outros fluidos corporais.

Mas não, isso não significa que você perderá mais peso se respirar mais rápido. O corpo precisa passar por um processo metabólico de converter a gordura em CO2 antes que possa ser expelida naturalmente e a única maneira de isso acontecer é por meio de exercícios físicos regulares e de uma dieta balanceada.

Continua após a publicidade
Publicidade