O que fazer quando ele é comprometido
Você pode sair fora ou se arriscar a ser a outra. Faça sua opção e assuma as consequências!

Ao entrar em uma relação com um
homem comprometido é preciso
estar ciente das consequências
Foto: Dreamstime
Vários são os motivos que podem levar uma mulher a se envolver com alguém comprometido. Baixa auto-estima, imaturidade, carência, leviandade, amor (por que não?). Vai do ponto de vista de cada um admiti-los ou não como justificativa para alguém aceitar a condição de amante. “Ser a outra traz sofrimento. É angustiante, um eterno apostar e esperar”, pondera a psicóloga Carmen Cerqueira Cesar, de São Paulo. Trata-se, portanto, de uma opção. Mas sejamos francas: várias de nós arriscam embarcar numa relação com um homem comprometido. Tudo bem… desde que estejam cientes do dever de arcar com as conseqüências dessa decisão. “Se após um ano o homem não tomou nenhuma atitude, ele não vai mais tomar. Cabe à amante decidir se vale esperar ou não”, aconselha Carmen. Confira algumas dicas para resolver essa situação:
Se você insiste na relação…
Chegar ao extremo de se mostrar à namorada oficial ou esposa, de ligar para a casa dele e dizer que é a amante nunca funciona. “Você pode até conseguir que ele se separe, mas dificilmente será para ficar com você”, alerta Carmen.
Coloque na balança: quais os benefícios e prejuízos que existem nessa relação? Com as respostas, você poderá medir o quanto está valendo ou não investir nesse amor.
Não coloque o homem contra a parede de maneira impulsiva. Racionalmente, mostre o quanto está sofrendo e explique suas razões. Se já passou mais de um ano, está na hora dizer: só espero até tal data. Aí, cabe a ele decidir.
Tente perceber se ele gosta mesmo de você ou se é apenas mais uma das muitas amantes que ele já teve (ou tem). Se algo levá-la a acreditar na segunda opção, nem vale a pena insistir.
Para a maioria dos homens é difícil romper com mulher e filhos – mesmo quando apaixonados pela amante. Por isso, cabe a você decidir se vale a pena ou não continuar insistindo na relação, se contentando em ser apenas a outra.
Se decidiu deixá-lo…
Não ligue de jeito nenhum para a mulher dele. Da mesma maneira, se ele ligar, não atenda! Corte-o de sua vida!
Reforce os laços com seus amigos. Retome o convívio com aqueles que deixou de lado.
Vá a novos ambientes. No início será difícil até sair de casa, mas se esforce um pouquinho! Renove o círculo de contatos.
Quando aparecer algum pretendente, mostre-se aberta a essa possibilidade. E, claro, nada de comparações com o ex!
Depoimentos de ex-amantes
Quando começamos a sair, ele tinha namorada. Ficamos dois anos assim, até que ele terminou com a ex. Estamos juntos há cinco anos e confio nele. Conheço todos os artifícios que ele usava para estar comigo naquela época. Se repeti-los, saberei na hora!
(R. P., 29 anos, Rio de Janeiro)
Trabalhávamos juntos. Ele vivia marcando data para sair de casa, sempre rolava um imprevisto que o fazia adiar. Após cinco meses, acabei tudo. Se ele quisesse mesmo, seria coerente com o que dizia sentir e arcaria com suas atitudes!
(D.A.B, 36, São Paulo)