PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como na novela, me apaixonei por meu primo

Érica Layane Mateus enfrentou a família para assumir o seu amor. E eles tem uma filha linda!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 14h34 - Publicado em 1 dez 2010, 21h00
Helena Dias (/)
Continua após publicidade

A história de Érica e John se repetiu, como na novela Passione, da TV Globo
Foto: Getty Images

Em Passione, Fátima (Bianca Bin) e Sinval (Kayky Brito) são primos e estão apaixonados. A avó de Fátima, Candê (Vera Holtz), é contra o romance, mas o aceitará no decorrer da trama. O casal consultou um especialista, mas ainda não se sabe se optarão pela adoção ou por filhos legítimos. 

Continua após a publicidade

Assim como na novela, Érica Layane Mateus, ao reencontrar seu primo de primeiro grau, o John após cinco anos sem vê-lo, notou que ele havia se transformado em um homem bonito. Era julho de 2006 e eles passavam as férias na casa de seus tios, no Piauí. John, que estava com 21 anos, também notou que ela havia crescido e a beijou na primeira oportunidade. Tentaram lutar contra os seus interesses, mas foi impossível. Quando a família percebeu a paquera, começou todo o tormento. Conheça a história deles.

Como na novela, me apaixonei por meu primo

Nos separaram

“Como acontece com os personagens Fátima e Sinval na novela Passione, da TV Globo, minha família também foi contra meu romance com meu primo. O pai de John, irmão da minha mãe, disse que estávamos cometendo um pecado e que nossos filhos nasceriam com problemas. Meus pais também reprovaram o namoro e nos separaram. Voltei para Timon, no Maranhão, e ele retornou para Brasília (DF). Nosso romance continuou pela internet por mais dois anos, sem que os familiares soubessem.

Continua após a publicidade

No Natal de 2008, marcamos um encontro no Piauí. Assim que nos vimos, John me falou: ‘Érica, você quer casar comigo?’. Respondi que sim! A notícia abalou a família. Apesar de todas as críticas, marcamos nosso casamento para agosto de 2009. Meu pai cedeu na última hora e entrou comigo na igreja. Que emoção!”

Engravidei no susto

“Planejávamos ter um filho só depois de consultar um especialista, mas engravidei quatro meses após o casamento. Fiquei apavorada! Mas Deus me deu uma filha perfeita, a Isabelly. Ela chegou para acabar com a reprovação da família. Estamos felizes e em paz”.

“Pela Bíblia, não é pecado”

“Consideramos tudo que nossa família falou. Também estudamos a Bíblia para ter certeza de que não estávamos pecando. A religião não vê problemas no casamento entre primos. Por isso, enfrentamos todo mundo. A gravidez nos pegou de surpresa, mas Deus nos deu uma filha perfeita. Somos uma família completa.”, conta John Waynne Mateus, 25 anos, vigilante, Timon, MA.

Continua após a publicidade

Da Redação

E os filhos, como ficam?

As doenças genéticas têm origem na formação do feto e são passadas dos pais para os filhos. Cegueira, surdez, distrofia muscular e fibrose cística são alguns exemplos desses males. “Em casais sem parentescos, a chance de o filho ter uma doença genética é de 3%. Quando o casal é formado por primos, esse risco aumenta para até 10%”.

Segundo a geneticista Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo, isso ocorre porque primos têm a composição genética parecida. O risco é maior nas famílias em que já existem portadores de doenças genéticas. Nesses casos, um especialista faz um cálculo para avaliar as possibilidades. “Só assim é possível definir os verdadeiros riscos”, diz Mayana. Também é possível optar pela adoção ou pela fertilização por doador.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.