Cinco táticas infalíveis para se livrar do ex
Ele não larga do seu pé mas você não quer mais nada? Seja firme nas atitudes e dê um basta na situação.
Foto: Getty Images
Terminar um relacionamento nunca é fácil, mas tem gente que torna a vida do ex-parceiro um inferno. O problema é que é bem comum o cara não se conformar com o término da relação. Se ele não aceita o fim, vai tentar reatar e isso pode virar uma obsessão, diz a psicóloga Miriam Barros. E o pior é que ele conhece sua rotina e até sua família, e pode se valer disso para conseguir o que quer, completa. Se está certa da sua decisão, suma da vida dele, pelo menos até a fase chiclete passar.
Ligações, torpedos e e-mails
Ele pede perdão até pelo que não fez e ainda finge que vocês ainda estão juntos. Faz isso pelo celular, Facebook, pessoalmente… Segundo a especialista, para acabar com a insistência sem fim, explique a situação de novo. Depois, diga que ele deve seguir em frente e que não irá mais atende-lo. E faça exatamente isso. Nada de encontros, cafezinhos, conversinhas, torpedos e nem de aceitar presentes. Você não pode ceder, senão vai dar esperanças para ele, indica a psicóloga. E, se for o caso, vale bloquear o ex no Facebook sem dó.
Amigos no meio do caminho
Nem pensar em perder o contato com a galera por causa dele, só que é bom evitar, pelo menos por um tempo, sair com a turma se o ex estiver junto. Agora, no aniversário daquela amigona em comum vale abrir uma exceção. Apenas cumprimente-o sem dar muita trela, orienta Miriam. E, se der problema, peça desculpas à amiga e vá embora da festa.
Cenas públicas de ciúmes
Vocês se encontram na balada e ele pergunta quem é o cara que está com você ou diz ela é minha para qualquer um que se aproxime. O que fazer com esse ciumento de plantão? O melhor é deixá-lo falando sozinho, porque discutir pode levá-lo a pensar que você ainda se importa, diz Miriam. Evite os barracos e converse com seu novo parceiro sobre as provocações. Ah, dar aquele beijão no novo gato bem na frente do ex já é sacanagem, né?
Apelar para a família é demais!
O ex era o queridinho da sua mãe e se aproveita disso para viver na sua casa. Não dá para proibir a amizade, mas diga a todo mundo da família que o rapaz não desencanou e que você não quer que ele saiba da sua vida. E, se a família dele a procurar, esclareça que o término é o melhor para vocês dois e que ele precisa superar e seguir em frente.
Perseguição até no trabalho?
Se o ex ligar no seu trabalho, atenda uma vez e peça para ele não ligar mais. Se o cara aparecer por lá ou insistir em ligar, avise os colegas e o chefe sobre a situação. Outra dica é mandar um e-mail para ele, dizendo que esse comportamento atrapalha seu trabalho. Você pode usar esse e-mail como prova caso ache que seu emprego corre riscos e precise procurar um advogado contra o ex.