Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

7 sinais de que você é o verdadeiro problema no seu relacionamento

Pare e reflita se a culpa não é sua dessa vez...

Por Redação Brasil Post
Atualizado em 21 jan 2020, 09h10 - Publicado em 13 jun 2016, 10h10

Quando as coisas começam a dar errado num relacionamento, é fácil colocar a culpa no parceiro. Mas é possível que você também tenha parcela de responsabilidade.

Abaixo, especialistas indicam sete sinais de que você é o problema do relacionamento – e como consertar a situação o mais rápido possível.

1. Você deixa seu parceiro fazer todo o trabalho.

Um bom relacionamento é uma parceria entre iguais. Portanto, as responsabilidades devem ser divididas de maneira igualitária. Se você deixa que seu parceiro cuide de tudo (vida social, iniciar o sexo, contas da casa, por exemplo), vai haver ressentimento, diz Megan Fleming, psicóloga e terapeuta sexual baseada em Nova York.

“Muitas vezes as pessoas querem que os parceiros tomem a iniciativa e depois somem do relacionamento”, disse ela. Se você acha que está deixando o seu parceiro em segundo plano, ela sugere “compartilhar, apreciar e aprender a linguagem amorosa do parceiro” para provar que você ainda está envolvido no relacionamento.

Continua após a publicidade

2. Você está infeliz consigo mesmo.

Pode parecer clichê, mas você realmente tem de se amar antes de poder amar os outros, disse Seth Meyers, psicólogo e autor de Overcome Relationship Repetition Syndrome and Find the Love You Deserve (“supere a síndrome da repetição de relacionamentos e encontre o amor que você merece”, em tradução livre).

Se você está infeliz em relação à sua vida – ou se sentido pouco à vontade consigo mesmo –, isso vai ter impacto no seu relacionamento.

“Tudo está interligado; depressão ou insatisfação quanto a outras partes da sua vida terão impacto negativo no seu relacionamento”, afirmou ele.

Continua após a publicidade

Cuide de si mesmo e se esforce para melhorar sua vida, disse Meyers. E, se for um pessimista nato, tente “ser ciente de como seu parceiro te enxerga no dia a dia”, afirmou ele.

3. Você fecha a cara depois de uma briga.

É emocionalmente exaustivo estar com alguém que se recusa a conversar com você depois de uma discussão. Da próxima vez que você e ele brigarem para decidir quem vai lavar a roupa (ou por qualquer outro motivo), pare um minuto. Depois de se acalmar, procure uma solução que faça sentido para os dois. Não feche a cara, afirmou Fleming.

“Muitas vezes vejo casais que ficam em silêncio durante horas, às vezes dias, por causa de uma briga”, disse ela. “Acalme-se e entenda o que aconteceu no instante antes de suas emoções terem tomado o lugar de seu pensamento racional.”

Continua após a publicidade

“Que dia é hoje, o ‘Dia do Otário’?”

4. Você sempre espera o pior do seu parceiro.

Quando vocês estão enfrentando um problema, dê o benefício da dúvida à sua parceira. Ela provavelmente não está tentando prolongar a discussão nem tentando te magoar. É muito mais provável que ela queira superar a questão o mais rápido possível, disse Laurel Steinberg, especialista em relacionamentos de Nova York e professor-adjunto de psicologia da Universidade Columbia.

“Antes de reagir a algo que sua parceira disse ou fez e que te incomodou, tente antes entender as intenções dela”, afirmou a professora. “Será que ela tinha a intenção de te magoar ou de demonstrar pouca consideração? É mais provável que a resposta seja não, e que o problema seja simplesmente o resultado de desatenção ou de não entender suas expectativas.”

Continua após a publicidade

E se ela realmente estava tentando te magoar de propósito, considere se vale a pena continuar no relacionamento. “Não há espaço para crueldade intencional num relacionamento amoroso.”

5. Você não admite que errou.

Você é adulto e presumivelmente quer que o relacionamento seja duradouro. Para que isso aconteça, pare de fazer acusações e assuma a responsabilidade pelos seus erros, disse Meyer.

“É mais sinal se você tende a culpar os outros pelos seus erros”, afirmou ele. “Homens e mulheres que fazem isso acham sempre que o problema é das outras pessoas.”

Continua após a publicidade

Em vez de tentar descobrir quem errou, concentre-se em resolver o problema. “Você tem de tirar a palavra ‘erro’ da equação quando examina os problemas do relacionamento”, explicou ele.

6. Você muda de assunto durante as discussões.

É o erro definitivo das discussões: numa conversa acalorada sobre uma coisa, você de repente traz à tona algo que te incomodou anos atrás. Se parecer familiar, pode ser a razão pela qual você e seu parceiro não conseguem resolver nada, disse Steinberg.

“Concentração!”, disse ela. “Suas preocupações serão mais bem recebidas quando forem bem organizadas e concisas.”

“Eu me abri para você e você me julgou.”

7. Você acha que não é parte do problema.

Se você não acha que tem parte da culpa pela situação não-ideal do seu relacionamento, temos uma notícia para te dar: você é o problema. Ninguém é 100% inocente em um relacionamento. Seja sincero a respeito de suas falhas, disse Michele Weiner-Davis, autora de Divorce Busting: A Step-by-Step Approach to Making Your Marriage Loving Again (acabando com o divórcio: um guia passo a passo para que seu relacionamento volte a ser amoroso, em tradução livre).

“Se as coisas não vão bem no seu relacionamento, o único sinal de que você precisa para saber que você é o problema é se você for um dos parceiros”, disse ela. “Os problemas nos relacionamentos não ocorrem no vácuo. Quando as coisas vão bem, são necessárias duas pessoas. Quando vão mal, a responsabilidade de consertar é de ambos.”

Essa notícia foi publicada originalmente no HuffPost Brasil.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.