As melhores cores para pintar cada ambiente da casa
Não consegue decidir qual cor pintar as paredes de casa? Confira os tons que combinam com cada um dos ambientes
Pintar a casa é divertido. A não ser que, de tantas opções de tinta, você não consiga decidir o tom ideal para suas paredes! Trouxemos conselhos, baseados em estudos e profissionais, sobre as melhores cores para cada espaço da casa. Assim o peso é tirado das suas costas e você pode aproveitar a beleza dos tons. Confira:
1. O quarto
Um estudo realizado em 2013 pelo Centro do Sono de Edinburgh analisou a influência das cores no adormecer. Ele concluiu que algumas delas fazem com que você durma por mais tempo, com mais qualidade – e a grande vencedora foi a cor azul!
Os designers Krista Schrock e David John Dick, da Disc, sugerem tons escuros para quem precisa dessa ajudinha para dormir. De acordo com eles, as nuances fechadas ajudam a manter o ciclo do sono regulado. Embarque na tendência do cinza ou escolha um azul mais forte e faça o teste!
2. O escritório
A cor do home office, por outro lado, depende bastante do tipo de trabalho realizado. Ofícios criativos combinam com amarelo, um tom quente estimulante e motivador!
Já se as tarefas que você precisa realizar são mais metódicas, nuances frias e claras de azul te deixarão relaxado para pensar com calma. A principal dica, principalmente se escolher um tom vibrante, é investir nas meias paredes ou em apenas uma parede colorida.
Está difícil combinar mais de uma cor em um mesmo ambiente? As apostas de paletas da Pantone para 2017 ajudam! A Graphic Imprints, por exemplo, combina amarelo, branco e rosa de maneira divertida para trazer personalidade ao espaço – confira mais em nossa matéria.
3. O banheiro
Para o Feng Shui, o banheiro é um dos ambientes mais importantes que você visita durante o dia. A arte milenar chinesa sugere tons claros, beirando o pastel, de verde, azul, rosa – uma tendência vintage! – ou branco.
Verdes clarinhos são refrescantes e ajudarão na renovação das energias após um longo dia, ao mesmo tempo em que deixarão as manhãs mais alegres. O branco, relacionado à pureza, limpeza e iluminação, deixará o espaço com aparência de spa, especialmente relaxante.
4. A cozinha
Nuances vibrantes de vermelho e amarelo são conhecidos por estimular o apetite e deixarão as visitas esperando ansiosas pela refeição! O único problema é que o primeiro tom não é recomendado pelo Feng Shui, quente demais para o espaço, deixando-o vulnerável a acidentes.
O branco, por outro lado, exalta a limpeza da cozinha e faz dela ideal para a criação de refeições vibrantes, em que as cores dos pratos, seus aromas e sabores são o destaque, não o ambiente ao redor. Se você quer impressionar com o alimento, em vez de criar expectativa pela cor, talvez esta seja a melhor opção.
5. O hall
A entrada de casa é um dos ambientes mais complicados quando o assunto é decidir a cor das paredes. A decisão deve ser tomada a partir da impressão que você deseja passar com o ambiente e seu estilo próprio. Você quer iluminar um hall pequeno e escuro? Experimente o cinza claro ou o pêssego – tom que a designer Jill Hosking-Cartland considera infalível -, ambos com rodapé e roda-teto branco. O contraste deixará o espaço interessante e vibrante!
6. A sala de estar
Pensando na integração entre hall e living, muito comum em várias casas, o conhaque une os ambientes elegantemente. Uma das cores que a Suvinil apontou como tendência para 2017, ele pode ser usado nos dois espaços!
Tons neutros como o champagne e o bege também são quentes e acolhedores, trazendo o conforto na medida certa para a sala.
Leia também:
6 cores que transmitem tranquilidade para o lar
12 dicas de Feng Shui no banheiro para manter as boas energias