Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

5 cenas de novelas que seriam proibidas na TV hoje em dia

Blackface, filha batendo na mãe e até tentativa de estupro já foram ao ar; relembre

Por Jonathan Pereira
5 jul 2025, 04h00
Claudia Ohana apanha em novela, à esquerda. Adriana Esteves briga com a filha em Babilônia, da Globo, à direita.
Cenas de agressão, blackface e tentativas de assédio eram comuns à época, sendo retratadas de forma apelativa e gratuita.  (TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade

Os tempos mudam, e diversas cenas que eram vistas como normais quando passaram em novelas na TV hoje causariam choque, polêmica ou repulsa nos telespectadores. Não à toa, as emissoras que disponibilizam produções mais antigas no streaming ou reprises costumam colocar avisos como “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”.

Alerta gatilho: o texto a seguir contém material sensível!

5 cenas de novela impensáveis hoje em dia:

Surra em Isabela em “A Próxima Vítima”

No dia de seu casamento, Diego (Marcos Frota) flagra a noiva, Isabela (Claudia Ohana) na cama com Marcelo (José Wilker) em “A Próxima Vítima” (1995). “Eu te arrebento, Isabela”, diz o traído. “Vem cá, sua cadela”, continua, puxando-a pelo braço e, em seguida, dando-lhe tapas e chutes. Não contente, ele a leva para a frente de todos os convidados, a derruba da escada e continua dando chutes, contando a todos o que viu. Em outro momento da novela, a personagem leva três facadas de Marcelo – uma delas no rosto (assista aqui).

No ano passado, a atriz comentou sobre a sequência em entrevista ao videocast “Desculpa Alguma Coisa”, revelando que quase abandonou a gravação ao tomar um tapa de verdade de Marcos Frota. “É muito violenta a cena e eu me lembro de ter medo na hora de gravar. As pessoas adoravam ver isso, adoravam ver a Isabela sendo espancada, sendo esfaqueada. É uma coisa violenta à beça. Eu acho que essa cena não seria gravada hoje de jeito nenhum. Não pode”, opinou.

Filha bate na mãe em “Babilônia”

Em 2015, a problemática “Babilônia” exibiu, no terceiro capítulo, uma cena chocante e deprimente de uma filha batendo e cuspindo na cara da mãe. Inês (Adriana Esteves) fica furiosa ao descobrir que a filha Alice (Sophie Charlotte) engravidou do segurança de um milionário e lhe dá um tapa. Imediatamente, a moça revida o tapa na cara da mãe. “Cretina!”, grita. Não contente, ela ainda cospe na mãe. Inês então joga café quente na filha.

Continua após a publicidade

Blackface em “Êta Mundo Bom!”

Marco Nanini (à esquerda) com o corpo pintado em
Marco Nanini (à esquerda) com o corpo pintado em “blackface” para cenas de “Êta Mundo Bom!”, em 2016 (Reprodução/Instagram)

Maior sucesso das 6 dos últimos anos – ganhando até uma continuação em 2025 – “Êta Mundo Bom!” causou polêmica com as sequências em que o professor Pancrácio (Marco Nanini) utiliza “blackface” – pinta o rosto de preto para fingir ser negro – para se disfarçar de retirante nordestino que foge da seca e pede esmola na porta da igreja.

Na época, o autor Walcyr Carrasco não aceitou a enxurrada de críticas. “Acusam de racismo porque um dos disfarces de Marco Nanini em ‘Eta Mundo Bom’ é de negro. É um absurdo! Na novela, um menino negro (JP Rufino) é protagonista! Com essa exigência do politicamente correto, o mundo perdeu o humor!”, escreveu, no X (antigo Twitter). Na reprise de 2020 no “Vale a Pena Ver de Novo”, as cenas foram cortadas.

“Bateu, levou” em “A Gata Comeu”

@_divina.isis

Jô e Fábio de ‘A Gata Comeu’. 💜🐈‍⬛ #christianetorloni #jôpenteado #agatacomeu #fábio #nunolealmaia #christorloni #edit #torloni #novelasglobo #casaldenovela #fypage #viralizar #foryou #viral #explore #ivaniribeiro #canalviva #globoplay #noveladas6 #viralvideo #agatacomeunovela #valeapenaverdenovo #nostalgia #anos80 #épocaboa #melhorépoca #celebridades #famosos #artistas #atores #arte #tv

♬ som original – Divina Ísis

A relação de Fábio (Nuno Leal Maia) e Jô Penteado (Christiane Torloni) em “A Gata Comeu” (1985) era marcada pelo “bateu, levou”. Mais de uma vez, ela tomou tapa na cara do professor – algo que não pegaria bem hoje em dia mas, nos anos 1980, era aceito com naturalidade por conta do machismo e de a personagem não levar desaforo para casa.

Continua após a publicidade

Tentativa de estupro em “Anjo Mau”

Ricardo (Leonardo Brício) tenta estuprar Vivian (Taís Araújo) na novela Anjo Mau
Ricardo (Leonardo Brício) tenta estuprar Vivian (Taís Araújo) na novela Anjo Mau (Reprodução/TV Globo)

Bem adulto para o horário das seis, o remake de “Anjo Mau” (1997) exibiu a tentativa de estupro de Ricardo (Leonardo Brício) à Vivian (Taís Araújo, em seu primeiro trabalho na Globo após o sucesso de “Xica da Silva”, na Manchete). Bêbado, ele força uma relação sexual, chamando-a de “neguinha”, jogando-a na mesa e segurando seus braços. Ricardo só para porque Vivian grita por socorro e alguém entra na sala. A personagem faz exame de corpo de delito e o denuncia.

Nas reprises no “Vale a Pena Ver de Novo” em 2003 e 2016, a sequência foi retalhada, por ser considerada forte para uma exibição à tarde. Assista aqui como foi.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.