5 cenas de novelas que seriam proibidas na TV hoje em dia
Blackface, filha batendo na mãe e até tentativa de estupro já foram ao ar; relembre

Os tempos mudam, e diversas cenas que eram vistas como normais quando passaram em novelas na TV hoje causariam choque, polêmica ou repulsa nos telespectadores. Não à toa, as emissoras que disponibilizam produções mais antigas no streaming ou reprises costumam colocar avisos como “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”.
Alerta gatilho: o texto a seguir contém material sensível!
5 cenas de novela impensáveis hoje em dia:
Surra em Isabela em “A Próxima Vítima”
No dia de seu casamento, Diego (Marcos Frota) flagra a noiva, Isabela (Claudia Ohana) na cama com Marcelo (José Wilker) em “A Próxima Vítima” (1995). “Eu te arrebento, Isabela”, diz o traído. “Vem cá, sua cadela”, continua, puxando-a pelo braço e, em seguida, dando-lhe tapas e chutes. Não contente, ele a leva para a frente de todos os convidados, a derruba da escada e continua dando chutes, contando a todos o que viu. Em outro momento da novela, a personagem leva três facadas de Marcelo – uma delas no rosto (assista aqui).
No ano passado, a atriz comentou sobre a sequência em entrevista ao videocast “Desculpa Alguma Coisa”, revelando que quase abandonou a gravação ao tomar um tapa de verdade de Marcos Frota. “É muito violenta a cena e eu me lembro de ter medo na hora de gravar. As pessoas adoravam ver isso, adoravam ver a Isabela sendo espancada, sendo esfaqueada. É uma coisa violenta à beça. Eu acho que essa cena não seria gravada hoje de jeito nenhum. Não pode”, opinou.
Filha bate na mãe em “Babilônia”
Em 2015, a problemática “Babilônia” exibiu, no terceiro capítulo, uma cena chocante e deprimente de uma filha batendo e cuspindo na cara da mãe. Inês (Adriana Esteves) fica furiosa ao descobrir que a filha Alice (Sophie Charlotte) engravidou do segurança de um milionário e lhe dá um tapa. Imediatamente, a moça revida o tapa na cara da mãe. “Cretina!”, grita. Não contente, ela ainda cospe na mãe. Inês então joga café quente na filha.
Blackface em “Êta Mundo Bom!”

Maior sucesso das 6 dos últimos anos – ganhando até uma continuação em 2025 – “Êta Mundo Bom!” causou polêmica com as sequências em que o professor Pancrácio (Marco Nanini) utiliza “blackface” – pinta o rosto de preto para fingir ser negro – para se disfarçar de retirante nordestino que foge da seca e pede esmola na porta da igreja.
Na época, o autor Walcyr Carrasco não aceitou a enxurrada de críticas. “Acusam de racismo porque um dos disfarces de Marco Nanini em ‘Eta Mundo Bom’ é de negro. É um absurdo! Na novela, um menino negro (JP Rufino) é protagonista! Com essa exigência do politicamente correto, o mundo perdeu o humor!”, escreveu, no X (antigo Twitter). Na reprise de 2020 no “Vale a Pena Ver de Novo”, as cenas foram cortadas.
“Bateu, levou” em “A Gata Comeu”
@_divina.isis Jô e Fábio de ‘A Gata Comeu’. 💜🐈⬛ #christianetorloni #jôpenteado #agatacomeu #fábio #nunolealmaia #christorloni #edit #torloni #novelasglobo #casaldenovela #fypage #viralizar #foryou #viral #explore #ivaniribeiro #canalviva #globoplay #noveladas6 #viralvideo #agatacomeunovela #valeapenaverdenovo #nostalgia #anos80 #épocaboa #melhorépoca #celebridades #famosos #artistas #atores #arte #tv
A relação de Fábio (Nuno Leal Maia) e Jô Penteado (Christiane Torloni) em “A Gata Comeu” (1985) era marcada pelo “bateu, levou”. Mais de uma vez, ela tomou tapa na cara do professor – algo que não pegaria bem hoje em dia mas, nos anos 1980, era aceito com naturalidade por conta do machismo e de a personagem não levar desaforo para casa.
Tentativa de estupro em “Anjo Mau”

Bem adulto para o horário das seis, o remake de “Anjo Mau” (1997) exibiu a tentativa de estupro de Ricardo (Leonardo Brício) à Vivian (Taís Araújo, em seu primeiro trabalho na Globo após o sucesso de “Xica da Silva”, na Manchete). Bêbado, ele força uma relação sexual, chamando-a de “neguinha”, jogando-a na mesa e segurando seus braços. Ricardo só para porque Vivian grita por socorro e alguém entra na sala. A personagem faz exame de corpo de delito e o denuncia.
Nas reprises no “Vale a Pena Ver de Novo” em 2003 e 2016, a sequência foi retalhada, por ser considerada forte para uma exibição à tarde. Assista aqui como foi.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.