WhatsApp lança mais uma atualização que dificulta propagação de fake news
Essa atualização já havia sido implementada na Índia, depois de uma onda de linchamentos cometidos com base em fake news.
Já faz algum tempo que o WhatsApp vem lançando medidas que dificultam a vida de quem insiste em propagar notícias falsas. Em julho de 2018 foi lançada a primeira atualização alinhada a esse posicionamento: a identificação de que determinada mensagem foi encaminhada e não escrita pelo próprio usuário.
Depois disso, em outubro, foi feito um intenso trabalho para banir usuários que apresentavam “comportamento de spam” – ou seja, encaminhamento massivo de mensagens. Na época, a empresa declarou que baniu centenas de milhares de contas do app, incluindo a do senador eleito Flávio Bolsonaro.
Agora, uma nova medida foi anunciada e ela também é referente às mensagens encaminhadas. Em um evento realizado em Jacarta, na Indonésia, executivos do WhatsApp anunciaram que a mais recente atualização do app fará com que o usuário só consiga encaminhar determinada mensagem para cinco amigos/grupos. Atualmente, o número máximo é 20.
A novidade já havia sido prevista pelo WABetaInfo – site que sempre dá spoilers certeiros sobre as atualizações do WhatsApp – em meados de dezembro.
De acordo com os porta-vozes presentes na Indonésia, a novidade chegará aos aparelhos gradativamente a partir dessa segunda-feira (21) – primeiro em aparelhos com sistema Android e depois nos com iOS. A funcionalidade já estava em vigor na Índia, desde que foi constatada um onda de linchamentos cometidos com base em fake news. Agora, a atualização está sendo lançada em escala global.