Pai-gato: novo método de educação mais flexível gera polêmica na China

Após a polêmica em torno da "mãe-tigre" chinesa, que defende uma forma rígida na educação dos filhos, entra em cena novos métodos de disciplina, com abordagem mais flexíveis, criados pelo "pai-gato".

O termo pai-gato apareceu na China após o sucesso de um programa de TV local chamado – em tradução livre – Mãe-Tigre Pai-Gato. Os dois principais personagens da série são:  uma “mãe rígida” e um “pai relax”.

Os detalhes do método usado pela mãe rígida estão listados no livro Grito de Guerra da Mãe-Tigre (Editora Intrínseca), que e é best-seller nos Estados Unidos. Nas primeiras páginas, a autora Amy Chua explica: “O tigre, símbolo da força e poder, em geral inspira medo e respeito”. Segundo ela, a infância é um período de treinamento intenso. Para suas filhas Sophia e Lulu, isto significou aulas de mandarim, exercícios de rapidez de raciocínio em matemática e três horas  de estudos musicais. Além disto, as meninas precisavam repetir as lições de casa, até se tornarem as melhores da classe.

No programa, o estilo da mãe entra em choque com o do pai na hora de criação da filha. A abordagem do “pai-gato” com as pequena é totalmente oposta a de Amy. Ele é sensível, gentil, relaxado em relação a regras, e acredita que isso faz com as criança seja independente e autossuficiente.

De acordo com informações do portal de notícias BBC News, mais de 80 milhões de chineses acompanharam ao programa e seu episódio final gerou dezenas de críticas nas redes sociais. “Como homem, eu jamais poderia ser como o pai-gato – prova de que até mesmo quando a vida imita a arte, o pai-gato ainda não ‘pegou’ na China”, dizia um dos comentários.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s