Muito gorda para o Facebook: anúncio com modelo plus size é banido da rede social
Após polêmica, a empresa se redimiu e pediu desculpas. Porém, o preconceito deles foi longe demais. Confira:
O grupo australiano Cherchez la Femme, que hospeda talkshows e cultura popular, com um ângulo assumidamente feminista no facebook, confirmou que a rede social baniu uma campanha de sua página.
Afirmando que o grupo violou “diretrizes de anúncios” da empresa, eles excluiram o anúncio com a modelo plus size Tess Holliday de biquíni.
De primeira, o Facebook defendeu sua decisão, insistindo que a publicidade falhava com suas políticas de rede social e também com as políticas de saúde.
Nota do Facebook: “Os anúncios postados não podem demonstrar um estado de saúde ou peso corporal como sendo perfeito ou extremamente indesejável. Campanhas como esta não são permitidas, uma vez que elas fazem com que os espectadoreas se sintam mal sobre si mesmos. Ao invés disso, recomendamos o uso de uma imagem de atividades relevantes, como correr ou andar de bicicleta.”
Na última segunda-feira, a empresa voltou atrás e se desculpou pelo ocorrido, afirmando que a imagem cumpre sim, com os regulamentos da rede social.
Segunda nota do Facebook: “Nossa equipe processa milhões de imagens publicitárias a cada semana, e em alguns casos nós incorretamente proibimos anúncios. Esta imagem não viola nossas políticas de anúncios e pedimos desculpas pelo erro.”
Jessamy Gleeson, co-produtora do grupo Cherchez la Femme, afirmou ter ficado tão chocada com a linguagem na explicação do Facebook, que não sabia como responder.
“Eles precisam entender que podemos usar imagens de mulheres gordas para promover que as as mulheres sejam felizes. E quanto a todos os casos que não recebem essa atenção da mídia? Eles erraram em muitos outros milhares de casos, eu tenho certeza”, disse Jessamy.
O Facebook ignorou, claramente, que discutimos no Cherchez la Femme positividade, em todos os tamanhos, shapes e particularidades.