Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Greve do Uber: entenda a paralisação que está acontecendo em todo Brasil

Ainda que a parada tenha começado com o aplicativo em específico, motoristas de outros apps também estão se juntando à manifestação.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 15 jan 2020, 18h33 - Publicado em 8 Maio 2019, 12h19

Nesta quarta-feira (8), motoristas do aplicativo Uber iniciaram uma paralisação a meia noite, com a previsão de que dure 24 horas. Os motivos que ocasionaram o protesto são: busca pelo aumento do valor do quilômetro rodado, tarifa básica de 2 reais, diminuição da taxa cobrada de cada motorista nas corridas e maior fiscalização dos usuários.

Essas exigências surgiram porque na próxima sexta-feira (10) haverá a oferta inicial de capital na Bolsa de Valores sobre o Uber. Estima-se que a empresa possa ser avaliada em até 90 bilhões, o maior valor desde de 2014. Sendo assim, os motoristas entendem que a empresa pode oferecer melhores condições de trabalho a eles.

O movimento foi iniciado nos Estados Unidos, mas também alcançou o Reino Unido, a Austrália e o Brasil. Inclusive, um protesto presencial foi confirmado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, que tende a seguir até o prédio da Bolsa de Valores. Entretanto, segundo Eduardo Lima, presidente da Amasp (Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo), em entrevista dada ao UOL, não se sabe qual é a real abrangência da paralisação, porque a ideia está sendo passada principalmente pelas redes sociais e WhatsApp. 

Além do Uber, outros aplicativos estão envolvidos na busca por melhores condições de trabalho – como Cabify e 99. Foi pedido para que todos mantenham o aplicativo desligado durante o dia, assim como os motoristas do Uber estão fazendo.

Após o dia de hoje, será analisado qual foi o impacto da paralisação sobre o posicionamento da empresa e, consequentemente, quais serão os próximos passos dos motoristas sobre as reivindicações.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.