Paola Carosella sobre primeiro assédio: “Eu tinha 11 ou 12 anos”
Jurada do MasterChef Júnior uniu-se ao coro das mulheres que desabafam sobre violência sexual.
Em entrevista à Folha de São Paulo, a jurada do MasterChef Junior revelou que tinha a mesma idade da competidora Valentina quando foi assediada pela primeira vez.
“Tinha 11 ou 12 anos e estava num ônibus na Argentina indo para a escola. Um homem colou em mim e começou a se masturbar. Tentei achar um espaço para fugir, mas ele bloqueava todos os meus movimentos com o corpo. Lembro do medo de que as pessoas olhassem para mim como se a culpa fosse minha. Quando consegui força e coragem, empurrei ele e desci do ônibus. Não conseguia andar. Minhas pernas tremiam. Nunca contei isso a ninguém, pois a sensação era de vergonha, como se a culpa fosse minha.”
Em uma recém divulgada pesquisa da Datafolha – que entrevistou 1.092 paulistanos – o transporte público é apontado como local onde a maior parte dos assédios sexuais ocorre. 35% das mulheres ouvidas disseram já ter sofrido assédio dentro de um ônibus, trem ou metrô. Nessa mesma pesquisa, 74% das mulheres declararam já ter sido vítima algum tipo de assédio e que 39% delas tinham entre 12 e 17 anos quando passou por isso pela primeira vez.
Além de Paola Carosella, a cineasta Anna Muylaert, as atrizes Eike Maravilha, Betty Gofman e Letícia Sabatella, a chef Bel Coelho, as deputadas Mara Gabrili e Manuela D’Ávila e a primeira-dama de São Paulo/SP Ana Estela Haddad também estão entre as personalidades que quebraram o silêncio a respeito do primeiro assédio sofrido.