Como preparar o cachorro para a chegada do bebê
Você está grávida? Veja como preparar o seu bichinho de estimação para a chegada do bebê e garanta que todos convivam bem
Depois de cuidar do bebê, procure reservar um tempo para dar atenção só para o cãozinho
Foto: Getty Images
Quando nasce o primeiro filho, é comum que casais antes apegados aos bichos de estimação passem a tratá-los com frieza ou se desfaçam deles com medo de que sejam uma ameaça à saúde e à segurança da criança. Não faça isto “Essa atitude, fruto de desinformação, é desnecessária”, afirma a psicóloga e veterinária Hannelore Fuchs, de São Paulo.
Com alguns cuidados, é possível preparar seu amigo peludo para a chegada do bebê e garantir que todos convivam bem. Confira:
· Certifique-se de que o animal esteja saudável e com as vacinas em dia.
· Evite mudanças bruscas na rotina. Se o bichinho vive dentro de casa, não o faça ficar fora. Como você terá pouco tempo para ele, procure torná-lo menos dependente de você, dividindo os cuidados com outra pessoa.
· Meses antes do parto, acostume-o a não entrar no quarto do bebê, mas deixe-o cheirar os móveis algumas vezes para saciar a curiosidade.
· Assim que o bebê nascer, leve alguma roupa usada por ele para que o animal conheça o cheiro.
· Para evitar ciúmes, trate-o bem na frente da criança e procure reservar um tempo para dar atenção só para o bicho. Depois de botar o bebê no berço, por exemplo, brinque um pouco com o cãozinho