PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Coluna da Cynthia: “Sou funcionária pública, mas gostaria de trabalhar em outros lugares”

Nossa colunista de carreira, Cynthia de Almeida, avisa: não estar acomodada é a melhor notícia da sua vida

Por Cynthia de Almeida
Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 4 out 2016, 16h58
Thinkstock
Thinkstock (/)
Continua após publicidade

Tenho 21 anos e trabalho como funcionária pública, em um cargo até bem legal para minha idade, mas não sei o que pensar para o futuro: se faço outra faculdade ou procuro outro emprego. Tenho interesse em conhecer outros lugares de trabalho, mas ainda não encontrei o que realmente tem a ver comigo. Não sei o que fazer, e penso que estou ficando acomodada nesta vida que estou levando.

A sua inquietação mostra que você não está nem um pouco acomodada. E essa é a melhor notícia da sua vida. Tudo o que você fizer daqui para frente vai partir exatamente da sua vontade de sair da zona de conforto. O seu caso é particularmente exemplar, já que a tentação de permanecer na segurança de um emprego público costuma ser um obstáculo para a liberdade e a ação. Você já sabe que quer conhecer novos lugares e pessoas e isso é tudo de que precisa para começar a procurar novos lugares e pessoas. Se não sabe por onde começar, experimente este exercício muito prático: reserve uma hora por dia (aquela horinha morta que você mata em frente à TV) e comprometa-se a dedicá-la ao seu projeto de futuro. Pesquise na internet sobre as melhores empresas para se trabalhar na sua área, marque um café com algum amigo que tenha um emprego que lhe pareça atraente, converse com um professor que você admire ou um colega cuja trajetória você ache interessante. Uma coisa por dia, durante uma hora, todos os dias. Leia artigos de revistas, livros e histórias de sucesso de jovens empreendedores (a internet está repleta delas, muito inspiradoras), assista a documentários. E, principalmente, converse com muita gente e fique atenta ao que acontece em volta de você. Importante: anote tudo o que achar interessante. Sem pressa: o tempo é seu maior aliado nessa busca por inspiração. É você mesma quem vai, depois de um mês ou dois dessa lição de casa, saber responder às perguntas se faz agora.

Cynthia de Almeida é colunista de CLAUDIA e escreve semanalmente aqui no site. Mande sua dúvida de carreira para ela!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.