CLIQUE E ASSINE A PARTIR R$ 6,90/MÊS

Receitas

PATROCINADO POR

Maionese de ervas a base de castanha de caju

  • Dificuldade Fácil
  • Preparo Pá-pum (até 15 minutos)
  • Rendimento

Os chefes Gustavo Doretto e Vitor Asprino, da Green Kitchen, restaurante com cardápio plant-based, compartilham a receita de uma peça fundamental no sanduíche de cogumelos da casa: a maionese de ervas a base de castanha de caju.

Além de lanches, a maionese pode ser servida com salada de batatas, acompanhamento para vegetais assados ou grelhados e até mesmo como um molho de salada.

Sobre os ingredientes, eles explicam que a receita “pode ser modelada de acordo com as suas preferências e disposição de ingredientes no dia do preparo. Por exemplo, o resultado fica igualmente maravilhoso substituindo o alho negro e azeite trufado, que em alguns lugares são difíceis de encontrar, por alho assado (assamos para que o alho perca o sabor de cru e ressalte o adocicado natural do ingrediente), manjericão e salsinha”, aconselham.

Ingredientes
Modo de preparo

A parte mais importante da receita é a manipulação da castanha de caju crua e sem sal, que precisa ser colocada de molho em água filtrada na proporção de 1 xícara chá de castanha para 3 xícaras chá de água por pelo menos 12 horas. A água deve ser trocada a cada 6 horas para eliminar boa parte do fitato (substância presente nas plantas e com alta concentração nas oleaginosas, leguminosas e sementes).

A dica é colocar a castanha de molho na noite anterior da preparação, mas também pode ser armazenada em um recipiente com água dentro da geladeira por até 72 horas. Sem esquecer de troca a água.

Após esse processo, coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos os óleos, e bata até atingir uma consistência lisa.

Por fim, adicione os óleos aos poucos para tornar a maionese mais aveludada.

Ela estará um pouco líquida em temperatura ambiente, mas quando estiver refrigerada a consistência irá firmar. Tempere a maionese da forma que preferir.

Informações nutricionais
Publicidade