Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Professora potiguar com Down recebe prêmio nacional de educação

Débora Seabra foi considerada exemplo no desenvolvimento de ações educativas no país

Por Ana Carolina Castro - Atualizado em 22 out 2016, 17h25 - Publicado em 5 nov 2015, 15h06

Débora Seabra, primeira professora com síndrome de Down do país, foi homenageada com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2015 em Brasília.

Promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a premiação elege todos os anos três pessoas – físicas ou jurídicas – consideradas exemplos no desenvolvimento de ações educativas no país. A professora foi homenageada na última terça-feira (27) por seu trabalho.

O ativismo de Débora pela inclusão de pessoas especiais vai muito além das salas de aula. Professora há mais de 10 anos, a potiguar ministra palestras no Brasil e em outros países, como Argentina e Portugal, sobre o combate ao preconceito.

Ela trabalha como professora assistente na Escola Doméstica, um colégio particular de Natal. “Eu amo o que eu faço. Amo meus alunos, amo o meu trabalho e também eu gosto muito da minha equipe de trabalho. É importante também para incluir muitas pessoas como eu”, disse Débora.

Continua após a publicidade

Em 2013, ela lançou o seu primeiro livro, “Débora conta histórias”. A obra reúne fábulas infantis que se passam na fazenda e têm animais como protagonistas. De maneira lúdica, a autora debate problemas como o preconceito e rejeição por serem diferentes.

Publicidade