Professora potiguar com Down recebe prêmio nacional de educação
Débora Seabra foi considerada exemplo no desenvolvimento de ações educativas no país
Débora Seabra, primeira professora com síndrome de Down do país, foi homenageada com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2015 em Brasília.
Promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a premiação elege todos os anos três pessoas – físicas ou jurídicas – consideradas exemplos no desenvolvimento de ações educativas no país. A professora foi homenageada na última terça-feira (27) por seu trabalho.
O ativismo de Débora pela inclusão de pessoas especiais vai muito além das salas de aula. Professora há mais de 10 anos, a potiguar ministra palestras no Brasil e em outros países, como Argentina e Portugal, sobre o combate ao preconceito.
Ela trabalha como professora assistente na Escola Doméstica, um colégio particular de Natal. “Eu amo o que eu faço. Amo meus alunos, amo o meu trabalho e também eu gosto muito da minha equipe de trabalho. É importante também para incluir muitas pessoas como eu”, disse Débora.
Em 2013, ela lançou o seu primeiro livro, “Débora conta histórias”. A obra reúne fábulas infantis que se passam na fazenda e têm animais como protagonistas. De maneira lúdica, a autora debate problemas como o preconceito e rejeição por serem diferentes.