Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pela primeira vez na história, São Paulo tem policial trans na corporação

É o primeiro caso em quase 200 anos de história da PM do estado

Por Da Redação
19 abr 2019, 10h56

Um importante passo para a diversidade e representatividade LGBT foi dado em São Paulo. Em quase 200 anos de história da Polícia Militar do estado, um homem transexual faz parte da corporação.

Emanoel Henrique Lunardi Ferreira, conhecido como soldado Henrique, atua na cidade de Ituverava (SP) conseguiu essa vitória recentemente.

Henrique faz parte da PM desde 2015 e, na época, entrou na corporação como a soldado Emanoely.

Em entrevista ao G1, o soldado contou que nunca se identificou com o gênero feminino e sempre se viu como homem. Com a ajuda de psicólogos foi, então, que Henrique entendeu-se como um homem trans.

Continua após a publicidade

“Eu entrei como mulher. Eu não sabia das questões transgênero. Eu não sabia sobre transição, nada a respeito. Então, eu não sabia que era trans”, explicou Henrique.

A partir de 2017, Henrique passou a exigir que fosse tratado com o nome masculino e, posteriormente, solicitou à PM que mudasse de nome. Na mesma época, o policial iniciou seu tratamento à base de testosterona.

O requerimento do soldado foi atendido quase mais de ano depois e hoje em dia Henrique é tratado pelo nome que se identifica.

Continua após a publicidade

“A Polícia Militar tem 188 anos, e este é o primeiro caso de transexual. Temos casos de homossexuais na PM, mas de transexual é o primeiro caso”, disse a capitã Cláudia Lança, chefe de comunicação social da PM em Franca.

Não é só na PM que Henrique conquistou o direito do reconhecimento enquanto pessoa trans. Sua certidão de nascimento também foi alterada e, atualmente, ele chama Emanoel Henrique Lunardi Ferreira no papel também.

Leia mais: Entenda o que é ser uma pessoa transgênero

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.