Homens X mulheres: pesquisa mostra como desempregados ocupam seu tempo
Enquanto os homens gastaram mais tempo vendo TV, as mulheres ocuparam seus dias em trabalhos domésticos
Todos os anos, o centro de pesquisa American Time Use Survey pede a milhares de americanos que façam uma espécie de diário minuto-a-minuto de sua rotina.
No levantamento deste ano, divulgado pelo The New York Times, um dos focos de estudo foi o dia a dia dos quase 30 milhões de americanos em idade ativa que se encontram desempregados.
Os homens sem trabalho, em particular, passam mais tempo assistindo à televisão, enquanto as mulheres sem emprego costumam passar mais tempo cuidando dos outros. Veja alguns dados interessantes revelados no comparativos de homens e mulheres.
TV
Assistir televisão foi uma das atividades mais comuns entre os desempregados. A divisão entre os sexos se mostrou impressionante. Das 65 pessoas que dedicaram mais de seu dia para assistir TV e filmes do que qualquer outra atividade, 46 são homens versus 19 que são mulheres.
Dormindo
Vinte e três das 294 pessoas entrevistadas passaram a maior parte de seu dia dormindo.
Trabalhos domésticos
A categoria Trabalhos Domésticos abrange uma ampla faixa de atividades, incluindo a limpeza da casa, cozinhar, cuidar do gramado, pagar contas e trabalhar no carro. Acima de tudo, as mulheres são muito mais propensas que os homens a dedicar uma parte significativa do seu tempo ao trabalho doméstico. Os cuidados domésticos ocuparam quase seis horas do dia das mulheres, enquanto a média entre os homens foi de menos de três horas.
Cuidar dos outros
Cerca de um quinto das mulheres que não trabalham passam a maioria do seu dia cuidando de alguém. Quase todas as mulheres destacadas neste grupo têm filhos.
Procurando um emprego
Não deveria ser surpresa que, para alguns dos entrevistados, uma das principais atividades durante o período de desemprego foi a procura por um novo trabalho.