Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Artista plástico francês faz trabalho para valorizar variedade de tons de pele dos brasileiros

A obra, que já foi exposta por aqui, agora está na França

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2016, 12h51 - Publicado em 24 out 2015, 08h00

Em 2009, quando o artista plástico francês Pierre David se mudou para Salvador, ele ficou impressionado com a imensa variedade de tons de pele dos brasileiros. Resolveu fazer uma coletânea das cores que encontrou e elaborou uma cartela – como aquela que vemos quando vamos escolher uma cor para pintar a casa. O projeto, chamado Nuancier (amostras em francês), foi apresentado no Museu de Arte Moderna de Salvador e agora está na cidade natal do artista, Clermont-Ferrand, na França .

Livro Nuancier
Livro Nuancier ()

Mas ele não parou no catálogo. David percebeu que os 40 funcionários do museu tinham tons de pele diferentes. Ele fotografou as costas de cada um e fez uma paleta. Depois, mandou as cores para uma fábrica e pediu que fossem produzidas tintas naqueles tons. Cada cor foi aplicada a uma parede do museu. O artista completou a instalação com retratos dos funcionários. “O processo de produzir as cores fez todos os homens serem iguais, mas é perceptível que a chefia tem a pele branca e os jardineiros são negros”, contou ao site inglês The Guardian. “Apesar da miscigenação brasileira, a cor da pele ainda é um marcador social, que leva à discriminação”, explica. “Tudo remonta à escravidão. Esse trabalho parece polêmico – classificar homens pela cor e mandar produzi-las, como algo comercial – mas é uma denúncia que o racismo pode ser encontrado em qualquer lugar”, conclui.

Livro Nuancier
Livro Nuancier ()

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.