Família se reúne para cozinhar e construir memórias
Romilda Nobeschi ensina duas receitas que são tradicionais nos encontros de seus filhos e netas
A casa cheia de filhos e netas, conversando sobre a vida e cozinhando os pratos que não podem faltar nas reuniões de família. Romilda Nobeschi, 64 anos, se emociona só de descrever essa cena comum principalmente nos finais de semana.
Romilda, que é artesã e professora de costura, é uma autodidata na cozinha. Neta de uma avó italiana e um avô alemão, acompanhava desde a infância as verdadeiras disputas gastronômicas entre os dois, que cozinhavam muito e bem, cada um querendo mostrar mais a culinária de seu país.
Sua mãe, no entanto, não seguiu a tradição e não passou ensinamentos gastronômicos para a filha. Quando se casou, Romilda decidiu aprender a cozinhar além do trivial. Fez cursos de culinária de pratos de Natal e de Páscoa, de lanches, de doces gourmet, de panificação. E resolveu fazer o oposto do que viveu com a mãe: fez do ato de cozinhar em família um momento cheio de carinho e de proximidade e um espaço para troca de experiências.
Na casa dos Nobeschi, todo mundo sabe cozinhar. Mas é a caçula, a atriz Natália, de 31 anos, que sempre foi uma espécie de auxiliar de Romilda na cozinha no preparo dos alimentos. “Eu ficava rodeando, mas no começo só lavava a louça. Depois minha mãe percebeu meu interesse e comecei, bem pequena, com bolo de caixinha, que era mais fácil de fazer naquela minha idade.”
E foi assim, de preparo em preparo, que Natália foi se aperfeiçoando e fazendo as próprias receitas. Sua relação com a cozinha evoluiu e isso virou até um pequeno negócio: marmitinhas fit, baseadas em proteínas e leguminosas. “E já aconteceu de a gente ter algum desentendimento e, por estarmos cozinhando juntas, nos entendermos”, disse Natália.
Assista aqui a “Histórias de Família, com Romilda e Natália Nobeschi”
O tempo passou, mas Natália continua como uma espécie de auxiliar de luxo da mãe, principalmente na hora de preparar os pratos preferidos da família. Uma das especialidades de Romilda é o frango desossado e recheado, que é servido em formato de rocambole, acompanhado de uma farofinha. “Ah, não tem jeito, ela tem que fazer, porque todo mundo da família pede e espera por isso”, conta Natália. “Eu já faço há muitos anos, eu usava até um processador Walita bem velhinho, porque dura muito, né?”, diz Romilda, rindo. E tem também o bolo de iogurte, levinho e muito fácil e rápido de fazer. Bem coisa de mãe.
Agora, os filhos de Romilda têm filhas, e elas também começaram a rodear a cozinha da vovó. Os finais de semana são os dias de casa cheia, de almoço tardio, de conversas sobre a família, de cafezinho e de sobremesa, de troca de lembranças. “E assim vamos construindo a história da nossa família.”
APRENDA A FAZER TRÊS RECEITAS DE ROMILDA NOBESCHI
FRANGO “NOITE SANTA”
Ingredientes
- 1 frango desossado de cerca de 2,5 kg
- 200 gramas de linguiça calabresa curada
- 100 gramas de linguiça calabresa fresca
- 300 gramas de coxa de frango desossada e sem pele
- temperos a gosto para o “soro mágico”
- bacon fatiado a gosto
“Soro mágico” para hidratar a carne:
- ½ colher de sopa de páprica picante
- ½ colher de sopa de páprica doce
- ½ colher de sopa de orégano desidratado
- ½ colher de sopa de salsa
- 1 e ½ colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- ½ colher de chá de cominho em pó
- ½ colher de chá de coentro em pó
Recheio:
Coloque os ingredientes no processador de alimentos e deixe tudo bem homogêneo.
*A pele do frango deve ser preservada porque precisaremos dela para realizar a costura.
Modo de preparo:
Misture tudo muito bem e aplique no frango desossado, espalhando bem os temperos. Coloque em um recipiente alto e cubra com água até ficar todo submerso. Cubra com filme PVC e leve à geladeira por 20 minutos.
Depois desse tempo, tire da geladeira, passe rapidamente em água corrente e seque com um pano de prato limpo. Recheie. Costure e cubra com fatias de bacon ao gosto. Embrulhe com papel de churrasqueiro e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por pelo menos duas horas.
OBS: assados demoram cerca de 1 hora por quilo dentro do forno.
* Esse frango serve aproximadamente dez pessoas
FAROFA DELÍCIAS DE CEBOLA
Ingredientes:
– 700 gramas de cebolas finas, cortadas em meia lua
– ½ xícara de chá de óleo de milho ou de girassol
– 50 gramas de manteiga sem sal
– ½ xícara de azeite
– Farinhas: mandioca, milho e rosca (mais ou menos 1 e ½ xícara de cada).
Misture todas e reserve.
Modo de preparo:
Leve uma frigideira grande e deixe aquecer bem. Adicione o óleo, a manteiga e o
azeite quando a frigideira estiver bem quente. Junte as cebolas fatiadas e vá
mexendo para que elas fritem por igual até que fiquem bem douradas (com
aparência de carne seca). Junte toda a farinha de uma vez e mexa bem até
agregar todos os óleos e ela ficar bem úmida. Sirva com carnes.
BOLO DE IOGURTE
Ingredientes:
- 1 pote de iogurte natural de 200 gramas
- xícara de chá de açúcar
- ¾ de xícara de chá de óleo de girassol
- 4 ovos grandes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- raspas de limão
Modo de preparo:
Coloque no liquidificador os ingredientes iogurte, ovos, óleo e açúcar. Bata bem por cerca de 1 minuto. Despeje o líquido em uma tigela e acrescente a farinha e as raspas de limão. Mexa bem. Acrescente o fermento e continue mexendo delicadamente.
Pré-aqueça o forno a 160 graus por 10 minutos. Adicione a mistura em uma forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha. Leve para assar na temperatura de 180 a 200 graus, até ficar bem douradinho.
Assista aqui ao vídeo dos bastidores!
Veja também: Saúde na alimentação – hábitos e preparo dos alimentos