Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Gabriel Garcia Márquez morre aos 87 anos

O escritor e Prêmio Nobel de Literatura morreu, nesta quinta-feira (17), na Cidade do México, onde esteve hospitalizado devido a um quadro de pneumonia e infecção respiratória

Por Emilãine Vieira Atualizado em 15 jan 2020, 05h43 - Publicado em 16 abr 2014, 21h00

Morreu nesta quinta-feira (17), aos 87 anos, o autor colombiano Gabriel Garcia Márquez. Ainda não há informações sobre a causa da morte. Entre o fim de março e o início de abril, ele esteve internado na Cidade do México, onde residia, devido a uma pneumonia e uma infecção respiratória.

Casado com Mercedes Barcha Pardo e pai de Rodrigo e Gonzalo, ele lutava, há anos, contra a perda de memória. Há alguns dias, circulavam rumores de que o autor estaria enfrentando uma batalha contra um câncer linfático, apresentando metástase no pulmão, nos gânglios e no fígado. Nesta quarta-feira (16), o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, chegou a declarar que as informações sobre o câncer eram falsas.

Autor de dezenas de livros, Garcia Márquez deixa para a história alguns dos maiores clássicos do século XX: Cem Anos de Solidão, O amor nos tempos do Cólera e Crônica de uma morte anunciada. Ele é considerado um dos principais escritores do século – e o mais popular escritor de língua espanhola desde Cervantes.

História de vida

Gabriel Garcia Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia, onde viveu até os oito anos de idade. Iniciou os estudos em Ciências Políticas e Direito, mas deixou as duas faculdades e dedicou-se logo cedo ao jornalismo.

Seu primeiro romance, A revoada – O enterro do diabo, foi publicado em 1955. O sucesso veio a partir de 1967, quando ele lançou Cem anos de solidão. Alcançando a tradução em 35 idiomas e mais de 30 milhões de exemplares vendidos, essa é até hoje sua obra mais conhecida. Em 1982, Garcia Márquez tornou-se o primeiro colombiano a receber um Prêmio Nobel.

“El Gabo” continuou a escrever com frequência até que, em 1999, foi diagnosticado com câncer linfático. Sua aposentadoria oficial foi declarada em 2005.

Gabriel Garcia Márquez morre aos 87 anos

Em 1982, após receber o Prêmio Nobel pelo conjunto da obra
Foto: Getty Images

Continua após a publicidade
Publicidade