PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Agora descambou de vez

Autor retrata cenas chocantes na novela Babilônia, que muitas de nós nem sabemos que existem

Por Xênia Bier (colunista)
Atualizado em 22 jan 2020, 00h21 - Publicado em 8 abr 2015, 11h45
AgNews (/)
Continua após publicidade

Cara leitora, quando todos os limites de respeito são quebrados, me parece que chegamos ao caos. É uma sociedade decadente, onde vale tudo. A reflexão acima é por causa da novela Babilônia, da Globo. Novela que prima pela violência e pela maldade. E que rompeu um dos limites nunca antes ousados: filha bater na mãe. Sou noveleira há décadas e nunca assisti uma cena igual. Havia um certo acordo sobre certas cenas que jamais seriam levadas ao ar: filho matar o pai, filha bater na mãe, irmão matar irmão. Mas parece que é preciso mais horror para atrair o público hoje.

Aliás, que público é esse? Aquela mãe vivida por Adriana Esteves, Inês, é um monstro, concordo. Mas Alice, a filha interpretada por Sophie Charlotte, vive muito bem, obrigada, às custas do monstro. Portanto, é cúmplice! Por que não caiu fora? No momento do tapa na cara desferido na mãe pela filha, minha neta chegou na sala. Virei para ela com horror e disse: “Senhor do céu, não se respeita mais nada!” E minha neta, com a maior naturalidade, respondeu: “Vó, você está por fora. Todo mundo bate na mãe hoje, principalmente as meninas. Bate para valer, se pegam aos tapas, socos e pontapé””.

Gilberto Braga, autor da novela, está mais informado do que eu. Tem a seu dispor pesquisas que apontam para esse comportamento, daí ele levá-lo ao ar. E eu digo: parem o mundo que eu quero descer. Já, agora.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.