CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

7 documentários sobre feminismo para assistir

Produções abordam diferentes questões envolvendo a luta das mulheres por direitos na sociedade

Por Ana Luiza Cardoso Atualizado em 7 jun 2022, 17h54 - Publicado em 8 jun 2022, 08h40

A busca por direitos e igualdade, além de reflexões de diferentes mulheres acerca de suas realidades fazem parte do leque de documentários feministas listados abaixo. Entre eles, há o brasileiro Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas, lançado em 2017, que conta sobre como mulheres enfrentaram episódios de violência, além de manifestações que ocorreram nos últimos anos, no Brasil.

  • Absorvendo o Tabu (2018)
documentários feministas - absorvendo o tabu
Cena do documentário ‘Absorvendo o Tabu’. Absorvendo o Tabu/Divulgação

Vencedor do Oscar de melhor documentário de curta-metragem de 2019, Absorvendo o Tabu é sobre mulheres em região rural na Índia que produzem absorventes. Além de ajudarem vítimas de preconceito e limitação financeira, geram empregos para outras mulheres em diferentes comunidades. Ele foi dirigido por Rayka Zehtabchi

  • She’s Beautiful When She’s Angry (2014)
documentários feministas - shes beautiful when shes
Com direção de Mary Dore, o documentário conta a história de mulheres envolvidas na luta por direitos. She's Beautiful When She's Angry/Divulgação

Lançado em 2014, e com direção de Mary Dore, o documentário conta a história de pessoas envolvidas na luta por direitos das mulheres entre os anos 1966 e 1971. O documentário usa de imagens da época além de entrevistas com participantes do movimento e a visão sobre o passado e o presente. 

  • What Happened, Miss Simone? (2015)
documentários feministas - What Happened, Miss Simone
‘What Happened, Miss Simone’ fala ainda sobre episódios de violência e racismo . What Happened, Miss Simone/Divulgação

Esse documentário exibe gravações inéditas e imagens de arquivo sobre a cantora, pianista e ativista Nina Simone.  Com direção de Liz Garbus, What Happened, Miss Simone fala ainda sobre episódios de violência e racismo que a cantora sofreu durante a vida. 

Continua após a publicidade

  • Hannah Gadsby: Nanette (2018)
documentários feministas - nanette
Hannah Gadsby, reflete, com humor (e muita emoção), sobre homofobia, machismo e gênero. Nanette/Divulgação

Em formato stand up, Nanette é apresentado pela comediante australiana Hannah Gadsby, que reflete, com humor (e muita emoção), sobre homofobia, machismo, gênero, entre outras pautas. 

  • Libertem Angela Davis (2012)
documentários feministas - Libertem Angela Davis
Cena de ‘Libertem Angela Davis’. Libertem Angela Davis/Divulgação

Dirigido por Shola Lynch, o documentário rememora a trajetória da professora e ativista Angela Davis – ícone do feminismo negro – que foi perseguida pelo FBI nos anos 1970 e chegou a figurar a lista dos 10 mais procurados do país. 

  • Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? (Feminists: What Were They Thinking?) (2018)

Uma análise sobre o feminismo e a necessidade de busca por direitos das mulheres, Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? reúne personagens de diferentes gerações comentando sobre o lugar da mulher na sociedade. 

  • Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas (2017)
documentários feministas - Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas
‘Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas’, da diretora carioca Sandra Werneck. Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas/Divulgação

Da diretora carioca Sandra Werneck, o documentário conta a história de diferentes mulheres (entre elas, da escritora Clara Averbuck e da ex-nadadora Joanna Maranhão) que passaram por episódios de violência, e fala ainda sobre manifestações feministas no país. 

Continua após a publicidade

Publicidade