CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Vestido de noiva de Juma Marruá é inspirado na natureza. Veja detalhes

Vestido é confeccionado a partir da sobra de couro que vem de um projeto de produção coletiva envolvendo mulheres artesãs de comunidades rurais

Por Flavia Viana 14 jul 2022, 11h41

Finalmente os personagens de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Babosa) se casam com uma grande festança na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) acompanhados de Tibério (Guito) e Muda (Bella) e selam o capítulo 100 de ‘Pantanal’. Ao som do berrante do ‘Velho do Rio’ (Osmar Prado), o casal mais comentado da televisão dos últimos tempos, recebe a benção para se casarem. Algumas curiosidades do público e críticos de TV já foram desvendadas, e uma delas é o vestido de noiva de Juma Marruá.

vestido de noiva de Juma - pantanal
Rústico, mas bem trabalhado, o vestido de noiva de Juma tem pegada ecológica. TV Globo/Divulgação

“Eu queria um vestido que remetesse a algo da natureza, que fosse mais rústico. Conheci a Jacqueline Chiabay, que faz um trabalho de tricô com fitas de sobra de couro. E aí nós, juntas, desenvolvemos esse vestido, que é todo feito em crochê de couro, com fitas de couro natural. É uma trama de tricô e crochê intercaladas e feitas com as tiras dos retalhos de couro cortadas manualmente”, explica a figurinista da novela Marie Salles.

casamento Juma e Jove
Look do casal é uma bela homenagem ao Pantanal. TV Globo/Divulgação

Para quem acompanha a trama das 21h da TV Globo, é bastante claro o apoio e a importância da preservação do Bioma Pantanal transmitida pelo autor Bruno Luperi, e essa consciência também é refletida em inúmeros outros pontos da novela, e não poderia ser diferente com o vestido especial . Ele é feito da sobra de couro que vem de um projeto social de áreas rurais bastante interessante. “Assim como tantos outros produtos desenvolvidos a partir do reuso de couro proveniente da indústria brasileira do vestuário, o vestido da Juma faz parte de um projeto de produção coletiva e cooperada envolvendo mulheres artesãs de comunidades rurais do entorno do ateliê de Jacqueline Chiabay e de várias outras localidades do Espírito Santo. Parte dessa produção no corte manual das tiras das aparas de couro também é destinada a trabalho e renda como forma de ressocialização a mulheres egressas do sistema prisional, que fazem parte de um projeto chamado Novas Marias. O propósito desse projeto é a sustentabilidade do início ao fim do processo: além da Jacqueline e sua equipe prolongarem a vida útil desta matéria-prima, o couro de caprino de abate – que é descartada erroneamente, podendo ser muito prejudicial para o meio ambiente –, elas o transformam em objetos de decoração e de moda, cheios de conteúdo e com a verdadeira humanização do vestir e do usar, através do fazer artesanal. Este projeto eco social foi idealizado e é coordenado há mais de 30 anos pela Designer e Estilista Jacqueline Chiabay”, ressalta Marie. Sobre os acessórios, Juma basicamente não usará nenhum. Assim, o figurino consegue manter as características do espírito livre da personagem.

vestido de noiva muda - novela pantanal
Vestido de noiva da “muda” é delicado e romântico. TV Globo/Divulgação

O traje do noivo será de um típico pantaneiro, homenageando seu pai e a região do Pantanal, com guaica e faixa pantaneira. A segunda noiva, interpretada pela atriz Bella Campos, usará algo totalmente manual, confeccionado nos Estúdios da emissora. “Quanto à Muda (Bella Campos), eu queria que o vestido fosse feito por costureira, que desse a impressão de um vestido feito manualmente. Então fiz tudo na costura, com a contramestra e as costureiras dos Estúdios Globo, da produção de figurino. São dois tecidos, um transparente com textura, e um tecido floral, embaixo. Quando ela anda, esse tecido floral aparece, com estampas bem miúdas. E na cabeça ela tem também uma guirlanda de flores secas, nas cores rosa, lilás, que acompanham a estampa do vestido. Ela só usa essa guirlanda como acessório. Importante falar que o vestido da Muda e a guirlanda foram feitos nos Estúdios, pela produção de figurinos, que é a costura, e pela equipe de adereços”, finaliza Marie Salles.

look de noiva novela pantanal
Coroa de flores completa o visual romântico. TV Globo/Divulgação

Possivelmente os modelos usados na novela serão solicitados por diversas noivas em ateliês de todo o país após a exibição do capítulo 100 tão aguardado, e o estilista Charles Hermann confirma: “Sem dúvida os modelos serão solicitados por noivas que se identificarão com o estilo que as atrizes usarão na novela, pois elas sempre ditam moda e para quem gosta costuma segui-las”, explica. Sobre as escolhas das personagens e convidados, o estilista e sócio da Victoria Alta Costura ressalta: “Sem dúvida são vestidos lindos das duas noivas, bem artesanais, leves e delicados, tudo a ver com elas e com o cenário inspirador que é o Pantanal. Os convidados do casório estão exatamente na mesma linha, seguindo também o conforto e o estilo da região que também é bastante quente”, finaliza.

Continua após a publicidade

Publicidade