Estudo sugere que sarcasmo pode tornar as pessoas mais criativas
A pesquisa foi feita com 300 voluntários e mostra que a exposição a comentários desse tipo é capaz de estimular o cérebro.
Nem sempre o sarcasmo é algo bem aceito em certos ambientes, como o profissional. Muitas vezes, os comentários sarcásticos são mal interpretados ou considerados até mesmo hostis. No entanto, uma nova pesquisa promete mudar a visão de quem o encara dessa maneira.
Segundo o jornal britânico The Independent, um estudo liderado por Francesca Gino (da Escola de Negócios de Harvard), Adam Galinsky (da Escola de Negócios de Columbia) e Li Huang (da INSEAD, uma escola de negócios europeia) foi feito justamente com o objetivo de identificar a relação entre o sarcasmo e a criatividade. Para que a pesquisa fosse possível, 300 voluntários foram divididos em dois grupos: aqueles que compreendiam e faziam comentários sarcásticos com facilidade e aqueles que não tinham a menor intimidade com isso, ficando apenas em contato com diálogos de significados literais.
Depois de observar o comportamento dos dois grupos, os pesquisadores publicaram suas conclusões no jornal Organizational Behavior and Human Decision Processes. De acordo com o veículo, o sarcasmo realmente oferece benefícios psicológicos, criativos e organizacionais para quem o pratica. Os participantes que tiveram contato com sarcasmo se mostraram com capacidade até três vezes maior de resolver problemas de maneira mais criativa que os outros. Segundo os especialistas, o cérebro precisa de pensamentos abstratos para entender esse tipo de informação, o que acaba exercitando-o e estimulando seu lado criativo.
No entanto, o estudo também apontou que o uso do sarcasmo não faz, necessariamente, as pessoas felizes. Graças a ele, alguns profissionais acabam sentindo algum grau de tensão em seu ambiente de trabalho. “Há muitas outras maneiras de incentivar e estimular a criatividade que são menos danosas que criar um clima tenso em seu time ou na sua empresa”, pontuou Quartz Michael West, psicólogo de negócios.
E você? É adepta ao sarcasmo? Conta pra gente! 😉