Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

6 coisas que você não sabia sobre “O Regresso”

O filme conta com 12 indicações ao Oscar, incluindo as de Melhor Filme, Diretor e Ator.

Por Priscila Doneda
Atualizado em 12 abr 2024, 08h39 - Publicado em 23 fev 2016, 16h10

Recordista de indicações no Oscar deste ano, O Regresso impressionou a crítica – e também o público. E não é à toa que o longa dirigido por Alejandro González Iñárritu é um dos nossos favoritos para faturar a estatueta dourada: a produção já levou a melhor tanto no Globo de Ouro quanto no Bafta, o Oscar britânico. 

Na história, que se passa em 1822, e explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano para caçar ursos. Depois de ser brutalmente atacado por um deles, Glass é abandonado por seus companheiros de viagem, que acreditavam em sua breve morte. No entanto, o protagonista sobrevive e inicia uma longa jornada para se vingar dos homens que o traíram.

Confira algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a produção!

1. É baseado em fatos reais

Reprodução
Reprodução ()

Hugh Glass realmente existiu e viveu entre 1783 e 1833. A história do explorador já foi adaptada diversas vezes, mas foi o livro O Regresso, lançado em 2002 por Michael Punke, que serviu de inspiração para Iñárritu. Na versão cinematográfica, porém, algumas passagens ficaram de fora, como a de vermes se alimentando de partes necrosadas do corpo de Glass.

2. Todo o filme foi feito apenas com luzes naturais

Kimberley French/Twentieth Century Fox
Kimberley French/Twentieth Century Fox ()

Com essa técnica, o espectador consegue encarar as cenas com muito mais realismo e imersão. A ideia foi do Diretor de Fotografia mexicano Emmanuel Lubezki, que concorre ao Oscar pelo trabalho. Levando nove meses para que o longa terminasse de ser gravado (três a mais que o previsto), o elenco só conseguia filmar durante uma hora por dia, além de ter sido preciso deslocar a equipe do Canadá à Patagônia argentina para buscar neve suficiente para o trecho final da produção. 

3. O filme contou com um metereologista próprio

Twentieth Century Fox Film Corporation
Twentieth Century Fox Film Corporation ()

Apesar de não ser muito comum ter um especialista desses na equipe, Jordan Witzel, do Global Calgary Meteorologist, foi o responsável por identificar os melhores lugares para as filmagens, observando tanto a iluminação quanto a quantidade de neve disponíveis nos locais.

4. Foi criada uma avalanche “de verdade”

Reprodução
Reprodução ()

Apesar de ter sido provocada, a avalanche realmente aconteceu. O diretor instalou explosivos na Fortress Mountain, em Alberta, no Canadá. Por isso, a cena em questão precisou ser gravada de uma só vez, não abrindo espaço para erros.

Continua após a publicidade

5. O casaco que DiCaprio usou nas filmagens foi feito com pele de urso MESMO

Kimberley French/Twentieth Century Fox
Kimberley French/Twentieth Century Fox ()

Segundo a figurinista Jacqueline West, que também está concorrendo à estatueta dourada pelo trabalho, a pele foi obtida legalmente através do Departamento de Parques do Canadá. Como a caça é proibida por lá, é muito provável que o animal tenha falecido por alguma causa natural.

6. Léo precisou quebrar o jejum de carne

Kimberley French/Twentieth Century Fox
Kimberley French/Twentieth Century Fox ()

DiCaprio até tentou fazer a cena com uma “carne de mentira”, mas o resultado não o agradou. Buscando a perfeição, o ator pediu para que a produção providenciasse carne crua de verdade. Assim, ele, que é vegetariano na vida real, acabou dando algumas mordidas em um fígado bovino cru. Será que desta vez, com tantos esforços, ele finalmente levará o sonhado troféu para casa?

Confira o trailer!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.