CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS
Natália Dornellas Conversa de Vó Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials

Vídeo de skatista de 73 anos é prova de que velhice saudável é possível!

A história do russo que começou a praticar o esporte há 40 anos e hoje faz sucesso nas redes sociais

Por Natália Dornellas Atualizado em 3 set 2021, 15h21 - Publicado em 3 set 2021, 16h00

Há algumas semanas no meu Instagram (@nataliadornellas), quando postei o vídeo do Sr. Igor (sobrenome não divulgado) deslizando na pista, vieram muitos likes, compartilhamentos e questionamentos também. Não seria fake? Um idoso fazendo aquelas manobras… Hum, estranho!

Enquanto não sabia mais sobre ele, pois o vídeo me chegou como chegam muitas das sugestões de seguidores que sabem que eu venero a “bela velhice”, mas desconhecem a fonte do material, fui conversar com gente que trabalha com saúde e longevidade para saber se era possível alguém muito experiente nesta vida ter aquela performance digna de Rayssa Leal, a nossa Fadinha.

View this post on Instagram

A post shared by Natalia Dornellas . Jornalista (@nataliadornellas)

A Dra. Claudia Caciquinho, geriatra, apostou na veracidade e na possibilidade de uma velhice saudável, quando se trabalha desde sempre. “A postura e a agilidade, quando ele sai do skate, realmente não são de um idoso, mas a gente tem visto cada vez mais superidosos (maiores de 80 anos e com sáude de gente de 50, numa definição rasteira) por aí. Muitos começaram a praticar surf ou corrida, por exemplo, após os 50 anos.”

Marayra França, também geriatra, reforçou: “Mesmo que seja pouco provável, não é impossível. O ideal era que pudéssemos transportar para o lúdico como forma de melhorar a autoestima, performance e qualidade de vida do idoso”.

Dias depois, soube mais sobre Igor, que segue sem sobrenome divulgado na imprensa global: O skatista tem 73 anos e começou a praticar amadoramente em 1981, ou seja, há 40 anos. Ele vive em São Petersburgo e quem compartilhou a publicação foi o surfista Max Timukhin. O vídeo já conta com mais de 11 milhões de visualizações por motivos óbvios.

Senhor skatista
| Foto: Reprodução/Instagram
Continua após a publicidade

Publicidade