PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Qual é o cheiro da sua casa? Escolha o aromatizante perfeito

Com produtos comprados prontos ou receitas rápidas, os espaços podem exalar o perfume que traduz seus moradores. 

Por Reportagem Visual Olivia Canato | Texto Victor Lessa | Fotos Marco Antonio
Atualizado em 26 Maio 2022, 11h09 - Publicado em 18 nov 2013, 19h04
qual-e-o-cheiro-da-sua-casa-escolha-o-aromatizante-perfeito
 (/)
Continua após publicidade
01-qual-e-o-cheiro-da-sua-casa-escolha-o-aromatizante-perfeito

Todo mundo é capaz de recordar um aroma importante na vida: o bolo de laranja que a avó preparava, as fores que ganhou do primeiro amor, o livro novo devorado nas férias, a pele do filho logo que ele nasceu. Esse registro leva o nome de memória olfativa. “Desde a infância, o cérebro armazena cheiros diversos. Eles estão ligados ao afeto e ao bem-estar e têm o poder de influenciar o humor”, explica o otorrinolaringologista Luciano Rodrigues Neves. Claro que os perfumes da nossa casa (e das casas que habitam nossas lembranças) têm uma participação fundamental nesse conjunto de dados. “Aromas familiares propiciam a sensação de acolhimento”, diz Miriam Penteado Kuhlmann, executiva da empresa de aromatizadores Antik. Segundo ela, ambientes exalam um estilo próprio. “O perfume de um espaço se relaciona com a essência dos moradores.” Cria identidade, tece uma história. Apaixonado pelos pratos que sua mulher – a francesa Nathalie Bernier – prepara, o ator Igor Cotrim conta que não há nada melhor do que o aroma de batata sautée e quiche de alho-poró se espalhando deliciosamente pelo apartamento do casal, no Rio de Janeiro. “É de causar inveja nas melhores delicatessens”, diz ele, de brincadeira. Quando Nathalie não está cozinhando, o Chanel nº 19 que ela usa se impõe. E, assim como uma pessoa elege seu perfume pessoal, também pode escolher que fragrância prefere sentir no espaço onde mora – e qual efeito quer produzir com ela. Igor é adepto de borrifar essência de bergamota no ar, reconhecida entre os aromaterapeutas por ter propriedades que ajudam a diminuir a ansiedade e a tensão. Outra quituteira de mão cheia, a confeiteira Juliana Fazio, de São Paulo, diz associar o odor de qualquer gostosura a seu cantinho de trabalho. “Basta sentir o cheiro de algo assando e meu pensamento já voa para a cozinha”, afirma. Um spray de essência cítrica, feito artesanalmente, entra em ação sempre que ela deseja eliminar algum cheiro desagradável no ambiente. Como se percebe, há aromas que fazem parte da rotina e outros que adotamos para deixar a atmosfera da casa agradável e cheia de personalidade. Ao virar a página, você encontra a seleção de produtos que preparamos.

02-qual-e-o-cheiro-da-sua-casa-escolha-o-aromatizante-perfeito 03-qual-e-o-cheiro-da-sua-casa-escolha-o-aromatizante-perfeito

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.