O antigo encontra o novo: por dentro do hotel 55/Rio
Próximo aos Arcos da Lapa, o 55/Rio Hotel passou por restauração e reforma que trouxeram modernidade respeitando a estrutura original
Antes de se tornar o atual 55/ Rio Hotel, o prédio próximo aos famosos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, estava abandonado e maltratado.
Encarregado de transformar completamente o espaço, o arquiteto francês Jean de Just tinha a missão de criar um hotel estiloso, mas com baixo custo de reforma.
Assim, com fachada mantida e restaurada, todas as lajes, janelas e portas foram trocadas – algumas portas, inclusive, foram usadas como biombos na decoração do hotel.
Próximo à entrada, o painel que recria a bandeira do Brasil com carreteis de fios leva assinatura do arquiteto, que também criou as mesas em concreto, o balcão do bar em pedra portuguesa e a ilha de pufes de tamanhos e cores diferentes.
No interior, a estrutura dos fundos foi derrubada, que não poderia ser salva, e deu espaço a um novo prédio, com oito andares e rooftop com vista para a Baía de Guanabara, a Catedral e o centro da cidade.
Inaugurado em julho, bem à tempo das Olimpíadas, o 55/Hotel conta com 120 quartos, bar, lobby, restaurante, salas de reuniões, salão festas e área administrativa – tudo distribuído por 4300 metros quadrados (destes, 200 são de terraço e 100 de jardim).
Para os interiores, a inspiração foi o estilo industrial, que tirou proveito da estrutura original.
No lobby e bar, integrados com o restaurante para que os hóspedes aproveitem dos espaços a qualquer momento do dia, concretos, ladrilhos hidráulicos, pedras aparentes, tecido lona, madeira e ferro se destacam.
Na área externa, os grafites são obra do artista paulista Vermelho.
No décor, a cor vermelha foi utilizada, replicando a cor das janelas da fachada, foi utilizada para trazer o estilo moderno aos ambientes e unifica o espaço.
Os quartos se dividem entre o prédio original e o mais recente, aos fundos, e a diferença do décor deixa marcada a transição do antigo e do novo.
No primeiro, antiguidades dividem a decoração com o uso de tecidos, couro e madeira.
No segundo, madeira e couro reaparecem, mas ao lado de papeis de parede e composições mais contemporâneas e descoladas.
Confira mais imagens abaixo:
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!