Gerações em diálogo: o design de Mark Brazier-Jones
Passado, presente e futuro aparecem nas peças do designer britânico Mark Brazier-Jones e da marca italiana Henge, que chegam ao país com exclusividade pela Orbi Brasil.
Há anos no mercado e sob a direção e curadoria de Daniela Couto Martins, a Orbi Brasil traz ao país, em sua loja em Belo Horizonte, peças de renomados designers e artistas de todo o mundo. As edições limitadas, antiguidades e móveis contemporâneos, garimpados por Daniela em muitas de suas viagens, chegaram em julho deste ano à capital paulista, no novo showroom da marca, que conta agora com novidades no portfólio. Com exclusividade, a Orbi traz as obras do designer e artista britânico Mark Brazier-Jones. Suas peças possuem uma sensibilidade poética que subverte nossa noção de arte e design – e surpreendem com o visual que reúne elementos de diversas culturas, mitos, lendas e ficção científica. Mark explora um universo de símbolos e formas naturais e sobrenaturais, imbuídos de espiritualidade, misturando o passado com o futuro e utilizando combinações inusitadas de alumínio, bronze, vidro, pedras, cristais e tecidos. O resultado de suas criações aparece como verdadeiras esculturas, peças únicas que foram inventadas para durar gerações.
Com a mesma filosofa que prega a durabilidade e a funcionalidade de suas criações, sem perder o visual deslumbrante, chega a São Paulo a marca italiana Henge, cujo nome teve inspiração nos monumentos de pedra construídos durante o Período Neolítico para realizar rituais, cerimônias, observações astronômicas e atividades cotidianas diversas, e que são considerados a primeira forma de reunir as pessoas para socializar e passar tempo juntas. Desde 2007, a Henge fabrica, de forma artesanal, peças clássicas – a linha de mobiliário possui poltronas, sofás, mesas, armários e luminárias –, valorizando as linhas puras e o desenho tradicional, utilizando materiais naturais e associando o design contemporâneo ao tradicional. Os itens são feitos de variados tipos de pedra, madeira, couro, bronze e outros metais, com a mais alta tecnologia de produção, que minimiza desperdícios e alcança a perfeição nos acabamentos.