Dois projetos de terraços deliciosos no Rio de Janeiro
Cercados pelo céu azul, estes projetos, na Zona Sul do Rio de Janeiro, usam a vegetação para criar cantinhos relaxantes, trazer aconchego e emoldurar o vasto horizonte.
Texturas para descansar o olhar
Espécies fáceis de manter e resistentes ao vento, mas que não atrapalhassem a vista. Para a paisagista Viviane Menescal, era claro o que o terraço de cobertura, de 45 m², em frente à lagoa Rodrigo de Freitas, pedia. “Aproveitei grande parte das plantas que os moradores já tinham, apenas trocando os vasos e desenhando um visual rico em texturas”, diz Viviane. Por um clima acolhedor, o projeto também buscou certa informalidade. “Por isso, misturei temperos, fores e palmeiras.” A reforma completa do apartamento foi feita pelo escritório de Paula Neder, que montou ali um pequeno estar, ponto de encontro da família no fim de tarde carioca.
Massa verde em busca de privacidade
Foi um caso de amor. Já na primeira visita, o casal teve certeza de que queria morar naquela cobertura no bairro do Leblon. E quem não se apaixonaria pelo terraço de 125 m², aberto e cercado de morros? “O visual era impactante. Logo que fecharam negócio, nos chamaram para montar ali um refúgio tropical, com jeito de casa de praia”, conta a designer de interiores Paola Ribeiro, que trocou revestimentos e montou, com estrutura metálica, um pergolado junto à churrasqueira. Desenhado com vasos e jardineiras para trazer aconchego e privacidade, o paisagismo tem assinatura da Landscape. “O verde ajudou a criar cantinhos gostosos”, arremata Paola.