Como plantar e cultivar uma jabuticabeira no quintal
A leitora quer ter uma jabuticabeira no quintal. Os paisagistas ensinam como plantá-la e cultivá-la em espaços pequenos.
“Gostaria de ter uma jabuticabeira em meu pequeno quintal. Como devo plantar e que cuidados tomar para que a árvore não fique grande demais?” Ana Carolina Turquetti, por e-mail.
O primeiro passo é escolher a muda certa. Atualmente, usa-se muito a jabuticabeira híbrida (Myrciaria cauliflora) enxertada. A vantagem dessa espécie é que ela atinge um porte médio e dá frutos rapidamente. Como você diz ter um quintal pequeno, é possível, inclusive, cultivá-la em vaso. Assim o enraizamento será limitado e a copa não ficará tão frondosa, evitando as podas constantes. Se optar por plantá-la no solo, lembre que terá que controlar seu crescimento ao aparar os galhos cerca de 30 dias depois do fim da colheita. De modo geral, é preciso fazer uma cova com diâmetro 20 cm maior que o do torrão. Caso vá plantar a frutífera em vaso, o raciocínio é semelhante: escolha uma muda que tenha um torrão 20 cm menor que o diâmetro do recipiente. Em ambos os casos, cubra o torrão com terra adubada e aerada. Regue logo após o plantio para o solo assentar. Coloque adubo orgânico a cada seis meses. A planta precisa receber muito sol direto e ser regada com frequência para que dê frutos em abundância e se desenvolva bem.
Consultoras: paisagistas Paula Galbi, tel. (11) 2228-6339, e Roberto Riscala, tel. (11) 3044-4049, São Paulo.
Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br