PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Casa paulistana prova o poder da cor

Vermelho, amarelo e outras tonalidades de impacto marcam presença nesta casa que, mesmo tão colorida, se mantém fel à sua essência, simples e básica

Por Reportagem Visual: Deborah Apsan | Texto: Rosele Martins
12 ago 2017, 09h00
01-casa-paulistana-prova-o-poder-da-cor
À esquerda, no lado maior da fachada, o vidro foi usado em versão translúcida – quando a noite chega, ele se torna opaco e traz privacidade. “Busco sempre surpreender”, afirma Rodrigo. E ninguém duvida que ele consegue. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

O gosto por tons marcantes parece estar no DNA dos Ohtake – basta olhar as telas e esculturas criadas por Tomie e os prédios desenhados por Ruy. “Crescer perto deles certamente me influenciou”, conta Rodrigo Ohtake, neto da artista plástica e arquiteto como o pai.

02-casa-paulistana-prova-o-poder-da-cor
A parede vibrante realça a escada metálica. Sofá da Ovo. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Fruto da genética ou da convivência, a afinidade também aparece nos trabalhos que ele assina, como esta casa de 160 m² em São Paulo.

Casa paulistana prova o poder da cor
À esquerda, placas de vidro laminado amarelo (Cebrace, fornecidas pela Ancar Vidros) filtram a luz no mezanino. À direita, no corredor dos quartos, mais um toque de criatividade do arquiteto: ele assina o design da estante (fabricada pela Rasa Estruturas Metálicas). ()
Continua após a publicidade

“Quando bem usada, a cor nos faz querer ficar mais tempo no ambiente”, diz. Sorte que a moradora concorda e topou misturar parede amarela com piso vermelho e portão azul.

04-casa-paulistana-prova-o-poder-da-cor
Na cozinha integrada, branco e vermelho se complementam. Cadeira da Futon Company, mesa da Carbono, luminária e objetos da Marché Art de Vie. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Mas, longe de ficar excessiva, a combinação de tons primários com branco e preto reforçou a simplicidade do projeto, pois ressalta o traço limpo de Rodrigo.

Continua após a publicidade
05-casa-paulistana-prova-o-poder-da-cor
A laje de concreto aparente dá um ar ainda mais despojado ao projeto. As peças sobre a mesa de jantar são da Dpot, e a foto na parede, de Cristiano Mascaro. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Outra boa aposta foi nos vidros, que aparecem incolores, reflexivos, translúcidos e, claro, coloridos. “Por causa deles, a casa muda completamente conforme a hora do dia. Acho isso muito bacana”, fala o arquiteto, que encontrou um jeito de ser básico e também cool.

Divulgação/CASA CLAUDIA
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.