Casa paulistana com décor que preza pela simplicidade
Aqui, a marcenaria, de linhas retas e elegantes, une os ambientes de estar em um grande espaço integrado
Não há sequer um traço de exagero na decoração desta casa de 310 m², localizada no Jardim Paulistano, em São Paulo. Dos revestimentos ao mobiliário, tudo tem um visual minimalista, na medida para o conforto dos moradores, um casal e seu filho pequeno.
“Eles queriam um projeto de reforma clean e aconchegante, com revestimentos rústicos”, diz a arquiteta Daniela Diniz, sócia de Giuliana Torre no escritório Bossa Arquitetura. Assim, os tijolos à vista que surgiram durante a retirada da alvenaria ganharam apenas uma pintura branca como acabamento.
Resultado: hoje têm espaço de honra no décor e ainda ajudam a destacar o piso de tacos original, restaurado durante a obra. “O contraste entre eles conversa bem com a marcenaria, a grande atração do projeto”, explica Daniela.
Outro material rústico usado pelas profissionais foi o concreto, que faz uma dobradinha elegante com a madeira clara e acompanha o desenho do aparador, que percorre toda a extensão do living. Com um ripado delicado nas portas, o móvel ganhou a companhia de prateleiras, que parecem flutuar sobre ele.
Para completar essa atmosfera de sossego no meio da metrópole, os moradores pediram às arquitetas que o jardim ficasse sempre à vista, como se fizesse parte dos ambientes. Para isso, Daniela e Giuliana planejaram várias aberturas para a área externa, emolduradas em caixilhos pretos.
O grande espaço integrado foi outro desejo atendido e também a essência do projeto, onde não há paredes entre estar, jantar e home theater. “Para fazer as alterações estruturais necessárias, deixei as vigas metálicas aparentes. Elas se destacam na arquitetura e criam uma unidade visual com os caixilhos”, explica Daniela.
A estética minimalista norteou ainda a escolha dos móveis soltos. Entre as peças que seguem essa linha, está a dupla de poltronas Paulistano, assinada por Paulo Mendes da Rocha, e a mesa de jantar, desenhada pelas arquitetas. Tudo sem excessos, na medida exata do conforto da família.