Casa de veraneio nos Estados Unidos revela uma bela vista para o lago
Projeto na floresta tira partido do terreno e da arquitetura para criar refúgio dos sonhos
Observada a partir da rua, esta casa de veraneio em Massachusetts, Estados Unidos, não é mais do que um bloco escultural e branco. Mas o que a construção puramente abstrata não deixa entrever em um primeiro momento logo é revelado pelo caminho de madeira maciça, que – com o declive do terreno – se transforma, juntamente com o concreto, no elemento principal da estrutura. Aqui a residência se abre completamente para o lago, proporcionando não apenas belas vistas mas também total privacidade para seus moradores.
Idealizado pelo escritório nova-iorquino Taylor and Miller Architecture and Design, o projeto – com 153 m² de área útil e organizado em torno de dois blocos – foi concluído em 2015 para um executivo da indústria da moda de Manhattan, que desejava um refúgio de fim de semana em meio à natureza.
Repleta de pequenas surpresas, ao adentrar a morada é possível perceber a dupla orientação dos espaços: na vertical o olhar é alçado em direção ao céu através de uma série de clarabóias, enquanto na horizontal a atenção é tomada por diversos pequenos recortes na estrutura – cuidadosamente posicionados pelos arquitetos nos pontos onde a vista para o lago é mais privilegiada.
O projeto de interiores presa pela simplicidade. A monocromia é quebrada apenas pelo mobiliário vermelho. Além da madeira e do concreto, o aço está presente em diversos pontos, como na cozinha e na escada – que liga a suíte máster (no piso superior) aos dois dormitórios, living, sala de jantar, cozinha e garagem, no piso inferior.
Aqui, a preocupação maior não reside em peças de design renomado ou uma decoração caprichada – mas antes no poder que a arquitetura tem de unir o homem à natureza através de sua contemplação.