Brigitte Bardot é tema de exposição fotográfica no shopping D&D
A mostra, em São Paulo, reúne 40 imagens feitas por diversos fotógrafos, entre Christian Brincourt, Jean Claude Sauer, Léo e Yves Mirkine, Luc Fournol e Jean-Marie Périer… Confira algumas imagens abaixo!
Brigitte Bardot (Paris, 1934), ou apenas BB, é atriz, ativista da causa animal e uma das celebridades mais marcantes da década de 1960. Somando divórcios, papéis ousados no cinema e escândalos na mídia, ela chamou a atenção não apenas da imprensa, mas também dos intelectuais franceses da época, e foi considerada pela escritora Simone de Beauvoir (1908-1986), como “uma locomotiva da história das mulheres”, por pregar liberdade, cultura e ideais feministas revolucionários. Em 1964, a atriz esteve no Brasil, e causou alvoroço na pacata Armação dos Búzios, ainda um distrito de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Na época, a francesa viveu um romance em solo tupiniquim e se aventurou a fazer topless na praia, levando os curiosos presentes ao delírio. A pequena vila de pescadores é conhecida atualmente como Búzios, e se tornou um destino clássico dos turistas que visitam o Brasil.
51 anos depois de sua passagem avassaladora pelo país, BB continua inspirando os apreciadores de seu trabalho e beleza, e é tema da exposição Brigitte Bardot Dans L’Intimité (Brigitte Bardot na intimidade), em cartaz entre 27 de agosto e 28 de setembro no shopping D&D Design, em São Paulo. A mostra reúne 40 imagens clicadas pelos fotógrafos Christian Brincourt, Jean Claude Sauer, Léo e Yves Mirkine, Luc Fournol e Jean-Marie Périer, que acompanharam de perto a carreira da atriz entre os anos 1950 e 70. Os registros mostram atividades cotidianas de Brigitte, como uma pausa pra leitura ou uma palhinha no violão. Com curadoria do galerista e crítico de arte Ricardo Chaves Fernandes, a homenagem a francesa se estende também ao hotel Sheraton – localizado no mesmo complexo em que se encontra o D&D-, onde uma suíte criada pelo arquiteto catarinense Luis Pedro Scalise, tem cenário que remete aos palcos e estúdios cinematográficos parisienses, muito frequentados pela atriz em seu auge. No quarto com cor predominante rosa, móveis de estilo provençal (Ma Cherie) compõem com os motivos florais da parede e contrastam com o mix de peças que ajudam a contar a história arrebatadora desta artista multifacetada, inquieta, pioneira na defesa de temas ambientais e que, mesmo trocando Búzios por Saint-Tropez, na Riviera francesa – onde tenta levar uma vida tranquila-, será sempre um pouco (pelo menos para nós) brasileira.
Serviço:
Quando: 27/08 à 25/09/2015
Onde: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, 12559 – Brooklin Novo – SP
Horário: das 10h às 22h