Apê carioca ganha bar e cozinha integrada com sala após reforma
A planta original foi modificada para que os ambientes ficassem mais espaçosos e o morador pudesse receber melhor os amigos
O morador deste apê num prédio dos anos 1970, na zona sul carioca, queria reformar o imóvel e pediu às arquitetas Cristina e Laura Bezamat, do escritório Bezamat Arquitetura, uma cozinha aberta, já que adora cozinhar, e um bar para receber amigos em casa. Para conseguir deixar o apartamento do jeito que ele queria, as profissionais precisaram transformar a planta original. No novo layout, o apê ganhou uma suíte, além da que já tinha, um lavabo, e a cozinha foi aberta para a sala.
O décor é contemporâneo e prático. A área social ganhou piso em porcelanato cinza (Portobello) que foi replicado na cozinha e na varanda, aumentando a sensação de continuidade e amplitude. O tapete azul deu mais cor e charme à sala de paleta neutra . “O morador amou quando o viu ambientado no espaço, mas disse que jamais teria escolhido aquela estampa numa loja”, revela Cristina. Outra curiosidade é que o morador fez questão de colocar isolamento acústico na parede divisória com o vizinho para não incomodá-lo durante as suas reuniões em casa.
A marcenaria se faz presente na estante do living, que acomoda objetos decorativos e livros, e no bar, projetado para apoiar uma chopeira, uma adega, além de armazenar bebidas, taças, copos e acessórios.
A janela que existia na cozinha foi fechada para que fosse possível criar uma bancada com fogão embutido e coifa, além de vários armários. Para compensar a eliminação da janela, a área de serviço ganhou fechamento de vidro jateado, que permite a passagem de luz natural.
O quarto também segue a paleta neutra e clara de todo o apê. Mas ali, o piso de taco de peroba original foi recuperado e ficou com aspecto de novo. Além de dar muito mais aconchego para os quartos.