Apartamento antigo no RJ ganha cara nova após reforma revigorante
Localizado no Jardim Botânico, este apartamento de 150 m² passou por uma transformação total na decoração e na arquitetura
Construído há cerca de 30 anos, este apartamento no Leblon se manteve inalterado por décadas até os moradores decidirem que, enfim, estava na hora de uma reforma. O espaço de 150 metros quadrados passou por uma transformação radical, tanto no projeto arquitetônico como na decoração de interiores.
Com dois filhos entrando na adolescência, o casal percebeu que o apartamento estava ficando pequeno para a família. Por isso, convidou a arquiteta Carmen Zaccaro para iniciar a nova fase. As obras, que duraram aproximadamente sete meses, deram uma nova cara ao apê.
“Um pedido dos clientes foi fazer a casa para eles usufruírem sem cerimônia, para que o pai pudesse brincar de luta e jogar com os filhos, e para que os convidados se sentissem muito à vontade”, explica a profissional.
A reforma foi pensada para os moradores, e não para as visitas. A arquiteta seguiu à risca as solicitações e necessidades da família, utilizando cores e materiais leves, aconchegantes e práticos para o dia a dia. Na decoração, a base neutra abre margem para o uso de tons suaves e obras de arte.
Outra preocupação dos moradores foi com a manutenção do apartamento, já que além dos filhos pequenos, dois cachorros de estimação agitam a casa. Pensando nisso, Carmen escolheu réguas de madeira Jequitibá para o piso, mais duráveis e resistentes.
Fora o sofá retrátil da sala de estar, que a cliente adquiriu antes de contratar a arquiteta, o mobiliário é todo novo, de design leve e atemporal, com alguns toques originais, como as banquetas da Finish.