Airbnb aposta em realidade virtual e aumentada
A plataforma de aluguel de casas e apartamentos quer utilizar a tecnologia para facilitar e melhorar a experiência dos viajantes e anfitriões
A possibilidade de criação de ambientes virtuais da realidade virtual e a junção do mundo virtual ao mundo real da realidade aumentada serão um dos focos do Airbnb para as viagens do futuro.
A plataforma de aluguel de casas e apartamentos anunciou no último mês que vai investir na tecnologia para reduzir barreiras, “aumentar as conexões do mundo real e criar experiências de viagem mais autênticas e imersivas”, conforme explica em sua página oficial.
Inicialmente, a empresa deve investir em testes de aplicação em dois momentos: realidade virtual antes da viagem e realidade aumentada durante a viagem.
Antes da viagem, a realidade virtual pode ajudar o viajante a ter uma ideia melhor e mais completa de onde vai se hospedar. “Capacidades como fotos em 360 graus e aplicações em 3D permitem que uma pessoa entre em uma casa ou cidade e entenda o que esperar e como se orientar antes de deixar o conforto de sua própria casa”, o Airbnb explica.
Já durante a viagem, a realidade aumentada teria um papel fundamental ajudando o hóspede a navegar melhor e ter uma experiência mais imersiva. “Quanto mais mergulhado os viajantes estiverem em um novo lugar, mais eles aprenderão sobre as pessoas e a cultura. Embora isso seja muitas vezes delicioso e transformador, também pode ser estressante quando alguém não sabe como destrancar a porta ou ligar a água quente para tomar banho, ou quando eles estão irremediavelmente perdidos e tudo está em uma língua estrangeira”, completa.