10 projetos incríveis de salas de TV para inspirar você
Sóbrios ou com cores quentes e fortes. Vale tudo para ter um home theater de dar inveja
APRESENTADO POR VISA
Com a evolução da tecnologia, as TVs que antes eram pesadas e volumosas agora são fininhas, com telas curvas ou iluminadas e muito leves. Tornaram-se, assim, objetos de design, presas à parede ou em painéis desenhados especialmente para emoldurá-las. Confira dez projetos que têm a TV como centro das atenções e inspire-se para montar o seu espaço de cinema.
TV por todos os ângulos
Neste apartamento, a TV é o centro das atenções. Ela fica no meio da área social e pode ser vista das salas de estar, jantar ou da sala da lareira. Um painel de vidro amarelo com um vão central abriga o aparelho da Samsung, fixado num suporte giratório, de forma que a tela possa ser virada para qualquer direção. Quando a família se reúne para assistir a filmes, o conforto é garantido pelo sofá Lovers, da Micasa. O projeto leva a assinatura da arquiteta Brunete Fraccaroli.
Aquecidos pela lareira
Rústico e moderno se misturam nesta sala de estar multiuso, que abriga a TV e também uma lareira. O arquiteto Ricardo Caminada e a designer de interiores Daniela Berland Cianciaruso, do escritório Díptico Design de Interiores, uniram TV e lareira numa única parede cheia de atrativos, que combina revestimento de tijolos aparentes, espelhos e prateleiras de madeira. Os fios da televisão, da marca LG, ficam escondidos atrás do painel cinza-escuro, onde está fixado o aparelho. Sofá da Dpot.
Espaço para a família
O desafio da designer de interiores Bianka Mugnatto era agradar uma família que adora receber os amigos para ver fotos e assistir a vídeos na TV e os três filhos fãs de videogame. Para juntar todas essas preferências, Bianka transformou o living em uma sala multimídia, onde a TV Samsung fica emoldurada pelo painel composto de pastilhas de madeira cumaru (IndusParquet) instalado numa faixa da parede. A madeira e as texturas dos tecidos garantem aconchego ao ambiente, que tem pé-direito de 6 metros.
Sala multiuso
A área social deste apartamento reúne vários ambientes: sala de jantar, espaço gourmet, sala de estar, lounge e home theater.
Para demarcar o espaço da sala de TV, a arquiteta Vivian Coser revestiu a parede com placas de mármore travertino e, sobre ela, instalou um painel com estante de madeira ebanizada que serve de suporte a todos os aparelhos, incluindo a TV da LG.
Móvel sob medida
O casal que mora nesta casa gosta de reunir os dois filhos pequenos na sala de TV. Por isso, a ideia era ter um ambiente bem acolhedor e, ao mesmo tempo, prático. Fernando Figoli e Patrícia Cillo, arquitetos do escritório Figoli Ravecca, desenharam um painel com prateleiras (execução da Linea Mobili) que organiza todos os aparelhos do home theater, inclusive a TV Samsung.
O acabamento laqueado brilhante e os cantos arredondados conferem um ar retrô ao móvel. Na parede, o papel com grafismos em relevo (Wallpaper) dá um toque despojado.
Aposta nas cores
A escultura com corredores coloridos assinada pelo artista israelense David Gerstein diz muito sobre os moradores deste apartamento: eles são fãs de cores. Para a sala, pediram às arquitetas Claudia Krakowiak Bitran e Ana Cristina Tavares, da KTA, que explorassem toques de diferentes tons. Assim, sobre a base cinza das paredes e estofados, há uma série de acessórios com nuances mais quentes, como o tapete e as almofadas. A estante branca com nichos (execução da Movelaria Paulista) tem espaço para destacar objetos decorativos e abrigar os equipamentos do home theater, com destaque para a TV Sony.
Cinema em casa
Decoração e tecnologia estão entre os temas preferidos do casal que mora neste apartamento. O living, por exemplo, não só abriga uma Smart TV da Samsung, como também um telão embutido, que pode ser usado para projetar filmes. Durante as sessões de cinema, o clima é dado pelas caixas de som e os pontos de iluminação automatizados (execução da Tecnion Automação). Para garantir o conforto, a arquiteta Roberta Banqueri designou um generoso sofá em L. Quadros na parede dão toque de cor ao ambiente de base neutra.
Um toque de sofisticação
A TV tem lugar de honra no living deste apartamento: o aparelho da LG fica emoldurado por um painel de MDF com linhas em baixo-relevo e, nas duas laterais da parede, placas de gesso revestidas de espelhos embutem a iluminação, que valoriza o rack (SJS Marcenaria) e proporciona uma luz suave nos momentos em que a família assiste a filmes. A arquiteta Érica Salguero combinou estofados pretos e brancos (Artefacto) para dar o toque de sofisticação que os moradores queriam para o ambiente.
Aposta no clássico
Características do estilo clássico dão a base para a decoração deste home theater assinado pelas arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli que apresenta móveis e objetos distribuídos simetricamente em torno do ponto central: a televisão da LG, instalada sobre painel de mármore gris Armani (NPK Mármores). O toque acolhedor fica por conta dos móveis de fibra, das texturas do sofá de linho (Empório Beraldin) e do revestimento de palha de seda usado nas paredes.
Com fundo preto
A atmosfera masculina deste apartamento tem sua razão. Os moradores são um casal de homens antenados com decoração. Por isso, a arquiteta Eliane Mesquita investiu nas cores cinza e preto como pano de fundo. A parede principal da sala de TV, por exemplo, foi pintada de preto sobre a superfície de tijolo descascado. Nela, fica pendurada a TV da LG, que tem a companhia do rack laqueado. Pontos de cor espalhados pelo ambiente, assim como algumas plantas, garantem uma atmosfera leve e alegre.