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Rachel Jordan Especializada em imagem, comportamento e protocolos internacionais, Rachel Jordan é consultora, instrutora, palestrante e ministra cursos e workshops por todo o Brasil sobre imagem e comportamento no ambiente profissional

As regras de etiqueta que são essenciais em tempos de pandemia

Comportamentos e atitudes que antes eram considerados normais, hoje são sinônimo de falta de educação e desrespeito com o outro

Por Rachel Jordan Atualizado em 18 dez 2020, 12h58 - Publicado em 19 dez 2020, 09h00

Criadas com a proposta de estabelecer normas de comportamento que permitissem uma convivência harmoniosa entre grupos sociais, as regras de etiqueta evoluíram ao longo dos séculos e nunca se mostraram tão necessárias no mundo contemporâneo como neste momento em que estamos atravessando.

Desde que a pandemia de Covid-19 se espalhou pelo Planeta no início deste ano, fomos obrigados a rever padrões e atitudes que até então faziam parte de nossa etiqueta social. Por uma questão de saúde coletiva, novas práticas foram adotadas e outras precisaram ser banidas, mesmo que temporariamente, do nosso cotidiano em nome do bem-estar coletivo.

Comportamentos e atitudes que antes eram considerados normais, hoje são sinônimo de falta de educação e desrespeito com o outro. Não usar máscara, não manter o distanciamento social e não usar álcool em gel para higiene das mãos em espaços de convivência coletiva, por exemplo, significam um profundo desrespeito com o outro. Praticamente revela o que você pensa e como se comporta diante da maior crise sanitária que já vivemos. Saiba que, nesses casos, as regras de etiqueta social passaram a desempenhar um papel relevante e se tornaram aliadas no combate à Covid-19.

É fato que muitas pessoas ainda encaram etiqueta social como algo incômodo e sem sentido, às vezes são tão avessas que não sabem sequer como e onde usá-la. Mas não é bem assim. As normas foram criadas para facilitar e não para complicar a vida de ninguém. E no decorrer da história passaram por uma série de transformações para acompanhar as mudanças sociais. A rigidez de antes deu lugar a normais mais flexíveis e de acordo com a realidade que vivemos. Atualmente, adotar muitas dessas práticas é uma questão de bom-senso e até de sobrevivência frente à pandemia.

E essas novas regras valem tanto para os contatos presenciais como virtuais. Afinal, gentileza e educação devem andar lado a lado e estar presentes em qualquer ambiente. Viagens de avião, restaurantes, lojas, salões e elevadores fazem parte de uma extensa lista de situações que foram revistas e que precisamos estar atentas para evitar constrangimentos para nós e para o outro.

Um bom exemplo do que estamos tratando nesse artigo se dá até mesmo no convívio com amigos e familiares. Beijos e abraços que sempre foram demonstrações de afeto para com o outro, agora podem ser interpretados de outra forma dependendo da situação. Ao cumprimentar um amigo, evite se aproximar demais, ou abraçá-lo sem que haja alguma sinalização positiva. Talvez você nem se dê conta, mas pode criar uma situação embaraçosa se insistir em dar um abraço ou cumprimentá-lo com beijos.

Muitas pessoas viveram situações dolorosas, com perdas no núcleo familiar, e podem sentir medo de manter um contato mais próximo por temerem se contaminar. E isso não tem nada a ver com o sentimento que elas têm por você, mas de uma situação totalmente atípica pela qual todos nós estamos passando.

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Acredito que algumas das regras sociais que foram adotadas em função da pandemia, vão permanecer. É que muitas delas vieram para somar e para nos dar mais segurança e proteção.

Abaixo algumas dicas de como se comportar socialmente diante de algumas situações coletivas, sejam sociais ou profissionais.

Elevadores – Em prédios residenciais, a regra é que apenas pessoas do mesmo núcleo familiar ocupem o elevador por vez. Se uma pessoa já estiver no elevador, se possível, permita que ela suba sozinha. Em prédios comerciais, mantenha a calma quando a porta do elevador se abrir, aguarde, espere as pessoas saírem. Se o elevador já estiver com a lotação permitida pelas novas regras, não tente entrar por considerar que o elevador ainda está vazio. Higienize as mãos se tocar nos botões de comando.

Aviões – Evite se aglomerar antes de entrar no avião. Respeite o distanciamento de um metro na fila de embarque. As companhias aéreas estabeleceram novas regras dentro das aeronaves. Respeite, aguarde sua vez de depositar sua bagagem e de ocupar seu lugar. Ao desembarcar cumpra as orientações da tripulação, só saia do seu assento quando sua fileira for chamada para o desembarque.

Restaurantes – O comportamento mais adequado à mesa é só retirar a máscara quando estiver bebendo ou comendo. Tenha sempre um saquinho plástico ou de papel para guardar a máscara enquanto faz a sua refeição. Guarde-a na bolsa e evite deixá-la em cima da mesa.

Salas de espera – Chegue na hora marcada para a sua consulta ou para outros compromissos, dessa forma você não atrasa o horário do próximo a ser atendido fazendo com que a pessoa fique exposta durante muito tempo num local pequeno e pouco arejado. A regra vale também para os profissionais. Sejam pontuais em seus atendimentos. É um sinal de respeito e cuidado com a saúde do outro.

Reuniões e aulas online – Muitas pessoas têm mantido a câmera desligada durante reuniões de trabalho e aulas online. A não ser em situações excepcionais, esse comportamento pode ser visto como falta de educação e de respeito com o outro. Manter a câmera ligada é sinônimo de atenção e de empatia, demonstra seu grau de interesse. Você não precisa estar super arrumada, mas manter uma boa aparência é essencial.

Mensagens – Primeiramente, evite enviar mensagens em horários inadequados. As pessoas estão sobrecarregadas, acumulando funções. Procure respeitar o horário comercial, mas se for necessário o contato em horários avançados, seja educado ao iniciar e finalizar a mensagem. Mesmo numa mensagem de amigos, não exagere, respeite o outro. As pessoas andam se esquecendo que mesmo no ambiente virtual as regras de boa educação continuam valendo.

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