@claudiaonline
@claudiaonline
A bota é um sapato que pode estar sempre presente na rotina, basta criar combinações harmoniosas. “São peças que comunicam muito — não são apenas calçados, são mensagens visuais ambulantes”, diz Carol Garcia, consultora de moda e estilo.
@claudiaonline
Por isso, a bota certa é aquela que segura a mensagem que você quer passar. “O clima e a ocasião são, claro, parâmetros importantes — mas não mais importantes do que sua intenção e sua identidade visual”, ressalta Garcia.
@claudiaonline
Com vestidos e saias, o segredo está em trabalhar a proporção e as conexões visuais. A coordenação mais fácil, por exemplo, com saia curta, é um calçado de gáspea baixa — dá sensação de continuidade e pouco estranhamento.
@claudiaonline
Já uma bota com gáspea alta pode cortar a silhueta, mas também dá um ar moderno, criativo e original. “Ou seja: o que você prefere? Harmonia ou impacto?”, questiona a consultora de moda e estilo.
@claudiaonline
Calças mais curtas são um coringa: vão bem com todos os tipos de bota e deixam o calçado aparecer, o que é ótimo se você quer dar destaque a ele. Elas também dão uma sensação de continuidade e modernidade, além de evitar aquele “embolado” no cano da bota.
@claudiaonline
Se o calçado é o elemento de impacto do look, tente criar pontos de conexão com o restante da produção. Pode ser na cor do cinto, na textura da bolsa, ou até no acabamento de uma peça de roupa.
@claudiaonline
Em looks com shorts, vale brincar com contraste de estilos e texturas. Por exemplo, um short jeans com bota de salto fica superinteressante. A escolha das cores também fala: botas em tons próximos da pele criam continuidade; já as de cor contrastante vão romper essa linha e gerar mais atenção visual.